O Google lançou o Chrome OS 101 com uma nova tela de carregamento, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.
Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.
O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.
Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 101, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 101.
Novidades do Chrome OS 101
O Chrome OS 101 chegou em 9 de maio, e o fez com mudanças como uma nova tela de carregamento, ou seja, o que é exibido enquanto o sistema operacional está iniciando (e sentimos falta de alguns usuários do KDE…).
O chromeOS 101 foi programado para algumas semanas antes de finalmente chegar, e os motivos do atraso são desconhecidos, mas nunca é tarde demais se a felicidade é boa.
Entre os ditos, perdoe a redundância, também temos melhorias nas atualizações de firmware, algo que nunca é demais, pois é parte fundamental de qualquer sistema operacional e seus periféricos.
Dito isso, estes são os destaques do chromeOS 101:
- Nova tela inicial do sistema operacional. Agora o fundo é preto e o logotipo e o texto “chromeOS” aparecem no centro. Sobre como o nome está escrito, é a primeira vez que o vejo assim, e mesmo pesquisando no site dos desenvolvedores verifiquei que é novo. Antes de ser escrito pelo Chrome OS; agora está escrito chromeOS (que lembra um pouco o macOS).
- A partir de agora, haverá ferramentas de diagnóstico para nos ajudar a testar nosso próprio hardware e de terceiros, como touchpads e teclados. Agora existe uma opção no menu de configurações/Sobre o chromeOS com a qual podemos verificar atualizações de firmware para periféricos.
- Capacidade de iniciar uma recuperação online.
- Correções de bugs e patches de segurança.
O chromeOS 101, do qual parece que teremos que nos acostumar a escrevê-lo da nova maneira, está disponível desde segunda-feira passada, portanto, a atualização já deve estar aguardando em qualquer dispositivo compatível.
Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.
Como atualizar para o Chrome OS
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.
E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.
Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.
Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.
Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.