Com lançamento programado para as próximas semanas, o navegador Google Chrome terá uma proteção contra phishing em tempo real por padrão.
Sim. O Google anunciou hoje que ativará o recurso Navegação segura aprimorada por padrão nas próximas semanas, trazendo proteção em tempo real para todos os usuários enquanto navegam na web.
Chrome terá uma proteção contra phishing em tempo real por padrão
Desde 2007, o Google Chrome utiliza um recurso de segurança Navegação segura que protege os usuários de sites maliciosos que enviam malware ou exibem páginas de phishing.
Ao navegar na web, o Chrome verificará se um domínio que você está visitando está em uma lista local de domínios maliciosos e, se estiver, bloqueará seu acesso ao site e exibirá um aviso.
No entanto, como a lista de domínios inválidos está hospedada localmente, ela não pode protegê-lo de novos domínios detectados desde a última atualização da lista.
Para fornecer melhor segurança, o Google introduziu um recurso Enhanced Safe Browsing em 2020 que oferece proteção em tempo real contra sites maliciosos que você está visitando.
Ele faz isso verificando em tempo real o banco de dados em nuvem do Google para ver se um site é malicioso e deve ser bloqueado.
Esse recurso, no entanto, traz uma compensação em termos de privacidade, já que o Google Chrome agora enviará URLs e downloads que você está visitando de volta aos servidores do Google para verificar se são maliciosos.
O recurso também enviará uma pequena amostra de páginas ao Google para descobrir novas ameaças.
Por fim, os dados transferidos também são vinculados temporariamente à sua conta do Google para detectar se um ataque está direcionado ao seu navegador ou conta.
O Google anunciou agora que ativará o recurso Melhorar navegação segura por padrão para todos os usuários nas próximas semanas.
Os desenvolvedores estão fazendo isso porque a lista de Navegação segura hospedada localmente só é atualizada a cada 30 a 60 minutos, mas 60% de todos os domínios de phishing duram apenas 10 minutos.
Isso cria uma lacuna significativa no tempo em que as pessoas ficam desprotegidas contra novos URLs maliciosos.
“Para bloquear esses sites perigosos no momento em que são lançados, estamos atualizando a Navegação Segura para que ele verifique os sites conhecidos como ruins do Google em tempo real”, diz o Google.
“Ao reduzir o tempo entre a identificação e a prevenção de ameaças, esperamos ver uma proteção 25% melhorada contra malware e ameaças de phishing.”
Não está claro se o Google está descontinuando o recurso Navegação segura como o conhecemos ou apenas ativando automaticamente o recurso Aprimorar navegador seguro por padrão.
BleepingComputer entrou em contato com o Google para saber mais e atualizará esta história quando recebermos resposta.