Depois de muitas noticias sobre o assunto, agora o Chrome OS 69 finalmente terá aplicativos Linux para Chromebooks. Confira essa e outras novidades.
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Proteção aprimorada do Chrome agora usa IA
O Chrome OS é o sistema operacional do Google baseado no núcleo do Linux, que usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário, e que também é o sistema usado em dispositivos Chromebook.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Esse sistema tem um reprodutor de mídia e um gerenciador de arquivos integrado. Suporta apps do Chrome, que se assemelham a aplicativos nativos, bem como acesso remoto para a área de trabalho.
Chrome OS 69 finalmente terá aplicativos Linux para Chromebooks
O Google estabeleceu os planos para o próximo navegador da web Chrome e o sistema operacional Chrome OS para Chromebooks, versão 69, que apresentará muitos novos recursos e melhorias interessantes.
A gigante de tecnologia está testando suporte para instalar e executar aplicativos Linux no Chrome OS, um recurso que será apresentado às massas com a próxima versão estável do sistema operacional Chrome OS 69, embora ele ainda esteja disponível em formato beta.
Nas notas de lançamento, o Google disse o seguinte:
“O Linux (Beta) para Chromebooks permite que os desenvolvedores usem editores e ferramentas de linha de comando adicionando suporte ao Linux em um dispositivo Chrome. Depois que os desenvolvedores concluírem a configuração, eles verão um terminal no inicializador do Google Chrome. Os desenvolvedores podem usar o terminal para instalar aplicativos ou pacotes, e os aplicativos serão protegidos com segurança em uma máquina virtual.”
No entanto, o suporte para aplicativos Linux estará disponível para um número limitado de Chromebooks, que cresce a cada mês enquanto o Google finaliza o novo recurso.
Depois de atualizar para o Chrome OS 69, os usuários do Chromebook com um dispositivo compatível poderão ativar o novo recurso do Linux (Beta) em “Configurações”.
Depois, eles podem instalar aplicativos do Linux em seus Chromebooks, o que pode levar vários minutos.
O lançamento do Chrome OS 69 também melhorará o aplicativo Arquivos para permitir que os usuários gerenciem arquivos de aplicativos Linux.
Essa versão terá suporte ao Night Light em Chromebooks, tornará o recurso de ditado de voz autônomo e, portanto, acessível de qualquer lugar por meio de um pequeno botão na área de trabalho, além de adicionar uma nova página de configurações globais de conversão de texto em fala e acrescentar atualizações visuais para o registro de dispositivos corporativos.
O Chrome 69 será lançado no início de setembro com o Material Design 2.0
Com lançamento previsto para o início do próximo mês de setembro, o navegador Chrome 69 adiciona uma política de alerta de senha para permitir que os usuários especifiquem contas do Google e de outras empresas, bloqueia software de terceiros, por padrão, para reduzir Crashes, melhora o gerenciamento do Chrome com Intune, atualiza o suporte a extensão de navegador legada e adiciona uma nova ferramenta de relatório.
Com o Chrome 69, o Google também está ampliando o belo design da nova interface de usuário do Material Design 2.0 para todos os sistemas operacionais suportados, incluindo Windows, Linux e macOS.
Para usuários do Microsoft Windows, o novo Material Design 2.0 agrega integração do centro de notificações no Windows 10, atualizações automáticas e navegação por gestos do touchpad.
O que está sendo falado no blog
- Chrome OS 69 finalmente terá aplicativos Linux para Chromebooks
- Valve lança Proton para permitir rodar jogos do Windows no Linux
- Confira os novos e melhorados recursos do kernel Linux 4.19
- Confira as últimas melhorias de usabilidade e produtividade do KDE
- Anúncio sobre o DRM do FreeBSD está gerando discussões acaloradas