Chrome 91 Beta traz WebTransport experimental e WebAssembly SIMD por padrão

Seguindo o lançamento da versão estável, o Chrome 90, o Chrome 91 Beta traz WebTransport experimental e WebAssembly SIMD por padrão.

O Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Após o lançamento do Chrome 90 na semana passada, o Google estreou na quinta-feira sua versão beta do navegador Chrome 91 do mês que vem.

Chrome 91 Beta traz WebTransport experimental e WebAssembly SIMD por padrão

Chrome 91 Beta traz WebTransport experimental e WebAssembly SIMD por padrão

Emocionante com o Chrome 91 é o WebTransport sendo adicionado como um teste de origem experimental. WebTransport é uma nova estrutura/padrão de protocolo para comunicação com um servidor remoto usando um método de transporte multiplexado seguro.

Além disso, o WebTransport é uma alternativa para WebSockets e fornece uma API para tráfego bidirecional usando datagramas do tipo UDP. Ele está disponível atualmente como um rascunho do editor por meio do W3C no GitHub.

O WebTransport é descito resumidamente como “para enviar e receber dados de servidores. Ele pode ser usado como WebSockets, mas com suporte para vários streams, streams unidirecionais, entrega fora de ordem e transporte confiável e não confiável”.

WebTransport é uma API da web que usa o protocolo HTTP/3 como um transporte bidirecional. Destina-se a comunicações bidirecionais entre um cliente web e um servidor HTTP/3. Ele oferece suporte ao envio de dados de maneira não confiável por meio de APIs de datagrama e de forma confiável por meio de APIs de fluxo .

Os datagramas são ideais para enviar e receber dados que não precisam de fortes garantias de entrega.

Os pacotes individuais de dados são limitados em tamanho pela unidade máxima de transmissão (MTU) da conexão subjacente e podem ou não ser transmitidos com sucesso e, se forem transferidos, podem chegar em uma ordem arbitrária.

Essas características tornam as APIs de datagrama ideais para transmissão de dados de baixa latência e melhor esforço. Você pode pensar em datagramas como mensagens de protocolo de datagrama do usuário (UDP) , mas criptografadas e controladas por congestionamento.

Enquanto isso, sendo promovido para fora da fase de teste original, está o suporte WebAssembly SIMD. WebAssembly SIMD é para fazer uso dos recursos de instrução SIMD do sistema dentro do WebAssembly, mas de uma maneira independente de plataforma.

Detalhes sobre essas e outras alterações podem ser encontrados no blog Chromium.org. ChromeStatus.com também tem uma lista de mudanças no Chrome 91, incluindo a API GravitySensor, WebSockets sobre HTTP/2 e outras partes interessantes.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile