O Google acaba de lançar uma atualização para o Chrome 73 com várias correções. Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar no Linux.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
O Google Chrome continua a ser o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
O Mozilla Firefox é o segundo navegador nos gráficos com uma participação de aproximadamente 10%, e o Microsoft Edge está muito atrasado, com cerca de 4%.
Enquanto isso, o Chrome continua crescendo e sendo atualizado constantemente. Agora, na versão 73.0.3683.86, o Google Chrome chega com melhorias no Windows, Linux e MacOS.
Novidades do Chrome 73
Em relação ao que há de novo nesta versão, fica claro que o objetivo da atualização é resolver problemas no navegador e não adicionar novos recursos.
O Google normalmente introduz novas funcionalidades nas principais atualizações, como a versão 73.
Mas, de acordo com o changelog completo publicado pelo Google, a versão 73.0.3683.86 do Chrome resolve uma série de falhas e erros que atingem os componentes do navegador.
Além disso, ele aborda falhas com atalhos de teclado não ingleses, além de apresentar um melhor tratamento de grandes arquivos ZIP.
Sobre isso, o changelog diz o seguinte:
“Arquivos ZIP muito grandes levavam um tempo extraordinariamente longo para serem descompactados. (Os relatórios estimam de 10 a 15 minutos). Assim como acontece com outros formatos de arquivo, adicionamos um tamanho máximo de inspeção para ZIPs.”
A maioria das mudanças acontecem sob o capô e os usuários podem até não notar qualquer melhora significativa, a menos que tenham encontrado um dos bugs corrigidos na nova versão.
Enfin, essa versão não apenas apresenta um punhado de novos recursos, como o dark more para macOS, controles multimídia de hardware e suporte Picture-in-Picture, mas também resolve um total de 60 vulnerabilidades de segurança que poderiam ser exploradas por hackers.
Para saber mais sobre essa versão do Chrome 73, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados