E a Canonical lançou o beta do kernel real time do Ubuntu 22.04 LTS. Confira os detalhes dessa nova e importante opção.
Com o estrondoso lançamento do Ubuntu 22.04 LTS e suas variantes, um importante recurso do sistema ficou escondido nos bastidores: beta do kernel real time do Ubuntu 22.04 LTS.
Canonical lançou o beta do kernel real time do Ubuntu 22.04 LTS
Sim. Recentemente, a Canonical anunciou o Ubuntu 22.04 LTS Real-time (em tempo real), disponível em versão beta.
Com base no upstream v5.15, o kernel 22.04 LTS integra o patch PREEMPT_RT fora da árvore para arquiteturas x86_64 e AArch64.
Uma vez em GA, o novo kernel em tempo real alimentará a próxima geração de inovações em robótica, IoT e telecomunicações, fornecendo um tempo de resposta determinístico para seus requisitos de latência extremamente baixa.
O agendador do kernel do Ubuntu em tempo real antecipa threads em qualquer lugar, incluindo seções críticas no kernel, manipuladores de interrupção e sequências de código de desativação de interrupção, garantindo respostas limitadas.
Ao minimizar as seções críticas não preemptivas no código do kernel, os patches PREEMPT_RT, ainda não totalmente upstream, transformam o Linux em um kernel em tempo real totalmente preemptivo.
Como esta é uma versão beta, ela não vem com suporte e é aconselhável não usá-la para cargas de trabalho de produção.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o beta do kernel real time do Ubuntu 22.04 LTS
O kernel beta está disponível via Ubuntu Advantage for Infrastructure (UA-I), a assinatura corporativa Linux mais abrangente, cobrindo todos os aspectos da infraestrutura aberta.
Para anexar sua máquina pessoal a uma assinatura do UA, execute ua attach .
Certifique-se de ter pelo menos a versão 27.8 do ubuntu-advantage-tools. Você pode verificar a versão com a versão ua. Para atualizar o ubuntu-advantage-tools para 27.8 no Jammy Jellyfish, execute:
sudo apt install ubuntu-advantage-tools=27.8~22.04.1
Para habilitar o kernel beta em tempo real, execute: ua enable realtime-kernel --beta
Para mais informações: ua help realtime-kernel
No Post found.