Para ajudar a manter o sonho do Ubuntu Touch vivo, a Canonical fez mais uma doação de dispositivos para o UBports. Confira os detalhes dessa iniciativa.
- Como instalar o gerenciador de gestos Multi-Touch Touchégg no Linux
- Dispositivo pode transformar pessoas ou objetos em tela touch
- Raspberry Pi OS 2023-02-21 lançado com novos drivers touch
- GOLE1 R, um mini PC com um processador RK3588 e tela touch
O projeto UBports está recriando o Ubuntu Touch, mantendo, atualizando e modificando seu código para oferecer ao mundo um sistema operacional móvel gratuito e de código aberto para aqueles que querem usar algo além do Android, iOS, e tudo mais que ainda estiver por aí.
E eles tem trabalhado duro nisso. Porém, seus recursos são limitados e dependem de ajuda externa para ter acesso a dispositivos mobile para fazer os devidos testes com o sistema, e aumentar a gama de aparelhos suportados.
Canonical fez mais uma doação de dispositivos para o UBports
Agora, a fundação responsável pelo UBports anunciou que recebeu uma doação da Canonical, a fabricante do popular sistema operacional Ubuntu Linux. A doação consiste em um lote de dispositivos para ajudá-los no desenvolvimento do Ubuntu Touch.
Essa não é a primeira vez que a Canonical doa dispositivos para o UBports. Em fevereiro, a empresa doou um total de 38 Ubuntu Phones com 18 BQ Aquaris E5 HD e 20 Meizu MX4 para o projeto que continua a desenvolver o Ubuntu Touch, um sistema operacional mobile para diversos smartphones e tablets.
Nessa segunda colaboração, o UBports relatou que a Canonical doou ainda mais um lote de dispositivos, e Dalton Durst confirmou que eles receberam 4 tablets Nexus 10, 4 tablets Nexus 7 e um celular Meizu MX4.
Com esses novos dispositivos, o projeto UBports continuará a manter os sonhos do Ubuntu Phone e do Ubuntu Touch vivos o maior tempo possível para a comunidade, e para aqueles que ainda os usam.
Sobre a doação, o UBports afirmou o seguinte:
“Nossos grandes amigos, a Canonical, doaram generosamente mais dispositivos móveis para nos ajudar com nosso trabalho de desenvolvimento, controle de qualidade e suporte. Estamos muito entusiasmados e gratos por este presente, além das doações e cooperação anteriores que recebemos das grandes pessoas da Canonical. Juntos, podemos manter vivo o sonho do Ubuntu Touch!”
Apesar de haver um modelo na doação, não espere um porte do Ubuntu Touch para os tablets Nexus 10 tão logo, pois eles não são suportados devido à sobrecarga (overhead), e são ridiculamente difíceis de lidar, de acordo com Dalton Durst.
Por outro lado, o mesmo alton Durst afirmou que se os tablets Nexus 7 forem o modelo de 2013, serão úteis para os desenvolvedores do UBports para ajudá-los a desenvolver melhor o sistema operacional Ubuntu Touch.
O ano dos tablets Nexus 7 ainda está para ser confirmado pela UBports, mas parece que todos os dispositivos que a Canonical doou para eles podem estar rodando o Android. A
tualmente, o UBports suporta vários dispositivos Ubuntu Phone e Ubuntu Tablet, incluindo o Fairphone 2, o Nexus 5, o OnePlus One e o BQ Aquaris M10 FHD. Vários outros dispositivos são suportados pela comunidade, por isso, se você estiver interessado em executar o Ubuntu Touch em seus dispositivos móveis, confira o site oficial.