Considerado lento por muitos usuários do Ubuntu, a Canonical detalhou seus planos para tornar o Firefox Snap mais rápido.
Acho que a maioria de nós pode concordar que o Firefox Snap incluído no Ubuntu 22.04 LTS não inicia tão rápido quanto poderia (ou provavelmente deveria).
Agora, a Canonical quer que saibamos disso – e quer que saibamos que está fazendo algo para consertar isso.
Canonical detalhou seus planos para tornar o Firefox Snap mais rápido
Oliver Smith, da Canonical, analisa as causas atuais dos tempos lentos de inicialização a frio em uma postagem no blog e detalha algumas das etapas que seus engenheiros estão tomando para melhorar a situação.
Oliver também gasta um pouco de tempo explicando por que o Firefox agora é um aplicativo Snap no Ubuntu e por que, em geral, um Snap é inerentemente melhor para a maioria de nós usando o Ubuntu.
Ele explica que:
“O [Firefox Snap tem] compensações quando se trata de desempenho, principalmente no primeiro lançamento do Firefox após a reinicialização do sistema. Parte disso se deve à natureza inerente do sandboxing, no entanto, sentimos que ainda há uma oportunidade significativa para melhorar os tempos de inicialização em geral.”
As quatro principais causas de tempos de inicialização lentos são identificadas como:
- Squashfs seeking
- Renderização de software
- Manipulação de extensão
- Manipulação de fontes e ícones
Esses são os problemas que afetam os tempos de inicialização do ‘cold start’ para o Firefox Snap. Estes tendem a ser os mais lentos, e é o que a maioria de nós percebe – eu zombei um pouco do lançamento letárgico no meu vídeo de lançamento do Ubuntu 22.04 LTS.
O plano é focar em melhorar essas áreas – de fato, algumas correções já estão sendo feitas enquanto você lê isso.
Mas se você esperava ouvir que haverá um estalar de dedos, refazer instantaneamente que magicamente resolve todos esses problemas imediatamente… Infelizmente! O progresso real vai levar tempo.
Em vez de o Firefox Snap receber uma única atualização de aumento de desempenho super-duper durante a noite, estamos prontos para obter uma série de melhorias menores, de forma incremental, à medida que cada área de melhoria possível é identificada, ajustada e lançada.
Enquanto isso, Oliver recomenda que qualquer um preocupado com o problema (e interessado em ajudar a melhorá-lo) meça os tempos de inicialização do Firefox usando a extensão GNOME do temporizador de inicialização do aplicativo sobre a qual escrevi no início desta semana (que, aliás, recebi críticas ardentes de Snap-vocates para sugerir) e reportá-los aos desenvolvedores por meio de um thread dedicado do Discourse.
Em suma, uma experiência mais rápida do Firefox Snap está chegando.
Independentemente dos argumentos a favor ou contra o Snaps – e a essa altura eu acho que a maioria de nós já ouviu todos eles – o Firefox Snap é o padrão do Ubuntu e uma impressão de primeira execução mais rápida para um software tão crucial é algo que todos concordamos que o Ubuntu deveria melhorar.