Introduzido pela Dell no ano passado, a memória removível chamada CAMM pode substituir a memória SODIMM em futuros laptops.
A maioria dos laptops lançados nas últimas duas décadas usou sticks SODIMM substituíveis para memória, embora um número crescente de sistemas finos e leves nos últimos anos tenha apresentado memória LPDDR não substituível soldada à placa-mãe.
Mas, no ano passado, a Dell introduziu um novo tipo de memória removível chamada CAMM, capaz de maior capacidade e maior velocidade, ocupando menos espaço.
Na época, a empresa disse que esperava que o CAMM fosse amplamente adotado por outras empresas, e agora parece que é uma possibilidade real.
Como relata a PC World, JEDEC, a organização que gerencia os padrões de memória do laptop (entre outras coisas) votou para aprovar a especificação CAMM 0.5 como um possível substituto para a memória SODIMM e a versão 1.0 da nova especificação pode ser adotada ainda este ano.
Isso abriria caminho para outras empresas além da Dell lançarem seus primeiros laptops usando memória CAMM já em 2024.
CAMM pode substituir a memória SODIMM em futuros laptops
CAMM significa Compression Attached Memory Module, e a Dell diz que os módulos lançados no ano passado:
- São 57% mais finos que um stick SODIMM
- Suporta velocidades teóricas mais altas do que os módulos SODIMM mais rápidos
- Suporta até 128 GB de RAM em um único módulo
Embora um módulo CAMM seja mais longo e largo do que um módulo SODIMM típico, ele é mais fino, o que pode torná-lo mais adequado para laptops finos e leves.
E como suporta até 128 GB de RAM, pode até ser usado para reduzir a altura de PCs de alto desempenho, como estações de trabalho móveis, que podem ter que usar até quatro slots SODIMM para obter tanta memória, com dois de cada lado da placa-mãe.
A Dell também diz que o formato SODIMM terá dificuldades para suportar velocidades superiores a 6.400 MT/s, o que não deve ser um problema para o CAMM.
E o engenheiro sênior da Dell, Tom Schnell, que também é membro do comitê JEDEC, disse à PC World que os módulos CAMM também podem ser equipados com memória LPDDR, permitindo que os fabricantes de PC usem memória de baixa potência de última geração sem sacrificar a capacidade de reparo e atualização.
Obviamente, pode demorar um pouco até que o CAMM substitua totalmente o SODIMM.
A votação do JEDEC para aprovar o novo padrão é um passo importante, mas os fabricantes de PCs e fabricantes de módulos de memória ainda precisarão produzir hardware usando o novo padrão. E suspeito que essa transição possa levar vários anos.