Kovid Goyal anunciou o lançamento do Calibre 4 depois de dois anos sem atualizações. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Calibre é um projeto de código aberto e multiplataforma, que tem como objetivo fornecer uma plataforma completa para a gestão, edição, visualização e compartilhamento de livros digitais ou como alguns chamam, ebooks.
Com o aplicativo Calibre é possível fazer o gerenciamento de livros digitais em formatos populares como ebup, CBZ, mobi, FB2 e etc, além de converter vários livros digitais e sincronizá-los no leitor de ebook e dispositivos móveis com facilidade, graças a uma interface simples e funcional
Agora, o criador do Calibre Kovid Goyal anunciou o lançamento e a disponibilidade geral da série Calibre 4.0 de seu popular aplicativo de gerenciamento de e-books de código aberto para Linux, Windows e Mac.
Acredite ou não, já se passaram dois anos desde que a série Calibre 3.0 foi lançada, e agora chegou a hora dos fãs do melhor software de gerenciamento de e-books grátis obterem uma versão totalmente nova que introduz novas tecnologias e novos recursos, juntamente com dezenas de melhorias.
No anúncio, Kovid Goyal comentou o seguinte:
“Faz dois anos desde o Calibre 3.0. Esse tempo foi gasto principalmente para tornar o servidor de conteúdo de calibre cada vez mais capaz, bem como para migrar o próprio calibre do Qt WebKit para o Qt WebEngine, porque o primeiro não é mais mantido.”
- Como instalar o Open Sonic para jogar Sonic no Linux
- Como instalar o emulador de Super Nintendo Snes9x no Linux
- Como instalar o lançador de jogos Slippi Launcher no Linux via AppImage
- Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak
Novidades do Calibre 4
Os destaques da versão Calibre 4.0 incluem um visualizador de e-book completamente reescrito que se concentra em apresentar o texto do livro aos usuários sem qualquer tipo de distração e novos recursos para o servidor de conteúdo editar metadados, adicionar ou remover livros e converter livros de e para todos os formatos de suporte da Calibre.
O servidor Calibre Content agora é uma interface completa para suas bibliotecas Calibre.
Por outro lado, o novo visualizador de livros eletrônicos compartilha uma base de código com o visualizador no navegador, o que permitiria ao desenvolvedor adicionar suporte a novos recursos, como as anotações há muito esperadas.
Sob o capô, o Calibre 4.0 usa o moderno mecanismo de renderização de conteúdo da web Qt WebEngine, que integra os recursos da Web em movimento rápido do Chromium ao Qt, como um substituto para o agora obsoleto Qt WebKit.
Isso significa que o painel Detalhes do livro não usa mais um mecanismo completo do navegador para renderização.
Infelizmente, se você usou estilo avançado em seus comentários, eles podem não funcionar completamente no Calibre 4.0, pois ele suporta menos HTML e CSS.
Além disso, isso altera a marcação usada para modelos de cabeçalho e rodapé ao converter ebooks para o formato PDF.
Como instalar ou atualizar o Calibre 4
Para instalar a versão mais recente do Calibre nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples
O que está sendo falado no blog
- Krita 4.2.7 lançado com uma grande lista de correções e melhorias
- Calibre 4 lançado depois de dois anos sem atualizações
- Total War: WARHAMMER II – O DLC de Hunter & the Beast lançado para Linux e Mac
- Flatpak 1.5 lançado com novos recursos e muitas melhorias
- Usuários do Solus 4 estão entre os primeiros a usar o GNOME 3.34