E foi lançado o Calamares 3.2.39 com melhorias para volumes Btrfs e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Calamares é o instalador gráfico autônomo usado por muitas distribuições GNU/Linux que não são baseadas em uma distro que já tem um instalador dedicado ou distros que não têm um instalador gráfico, como o Arch Linux.
Agora, o Calamares universal installer framework foi atualizado para a versão 3.2.39, uma versão que apresenta novos recursos para sistemas Linux usando o sistema de arquivos Btrfs.
Calamares 3.2.39 lançado com melhorias para volumes Btrfs e mais
Calamares recebeu bastante atenção de seus mantenedores durante as últimas semanas, e a versão mais recente chega hoje marcada como 3.2.39, que apresenta setups configuráveis para volumes Btrfs no módulo ‘montar’ (mount.
Anteriormente, o Calamares usava uma configuração codificada para sistemas usando Btrfs como sistema de arquivos padrão, como o Fedora Linux.
Com a nova mudança, o Calamares agora permite que distros que oferecem Btrfs por padrão definam uma configuração Btrfs personalizada por meio do arquivo mount.conf.
No entanto, os desenvolvedores do Calamares avisam os mantenedores do sistema operacional Linux que usam seu instalador gráfico que o suporte Btrfs ainda é novo e há vários problemas que precisam ser corrigidos antes de estar pronto para uso em produção.
Além do suporte Btrfs aprimorado, a versão Calamares 3.2.39 também adiciona suporte para fallbacks para os dados de grupos no módulo ‘netinstall’, que recebeu um novo serviço de ‘pacotes’ para configurar informações de pacote, bem como suporte para o Módulo ‘usersq’ para ser usado em instalações regulares, pois agora pode se conectar ao objeto de configuração interno.
Além disso, há várias melhorias nos módulos QML e as habituais correções de bugs para tornar o Calamares mais estável e confiável.
Se você é um mantenedor do sistema operacional Linux, pode baixar o Calamares 3.2.39 agora mesmo do site oficial para integrá-lo à sua distribuição e verificar as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão.