Uma má notícia para quem quer experimentar apps, foram bloqueadas novas inscrições no programa beta para vários apps Google para Android.
O Google parece ter fechado a possibilidade de se inscrever no programa para testar versões beta de alguns de seus aplicativos Android. A razão dessa escolha ainda não está clara; mas há alguns dias a gigante de Mountain View não dá mais acesso a novos usuários.
Bloqueadas novas inscrições no programa beta para vários apps Google
A mudança de curso ocorre após atualizações para muitos aplicativos; do Relógio ao Google Notícias por meio do Play Livros, YouTube Music e YouTube TV.
Aqueles que tentaram se inscrever (aplicativos que incluem programas de teste beta permitem que você faça isso diretamente da Play Store) foram forçados a lidar com a mensagem que sublinhou: “Não é possível participar, o programa beta acabou”.
Nada muda para quem já se inscreveu: eles devem receber regularmente atualizações automáticas nas versões beta, cujo processo de desenvolvimento não foi interrompido e, de fato, parece estar passando por um momento de pausa em relação às atualizações e a introdução de novas funcionalidades.
Alguns usuários reclamaram desse problema quando decidiram parar de participar do programa beta; e não pode obter novo acesso ao fazer o pedido para voltar a participar. Ainda não está claro se esta é uma escolha estratégica precisa ou um bug que será corrigido.
Recentemente, o Google intensificou as medidas restritivas aplicadas ao mercado russo em resposta ao conflito com a Ucrânia. Desde 5 de maio, a empresa de Mountain View ordenou a interrupção de uploads e atualizações de aplicativos pagos publicados na Play Store.
A medida ocorre após o bloqueio da compra de aplicativos, jogos, assinaturas e conteúdo de aplicativos via Google Play.
A nova medida, portanto, impede que usuários finais baixem aplicativos pagos; enquanto os desenvolvedores só podem publicar e atualizar aplicativos gratuitos, não mais pagos.
Em março, o Google especificou que o acesso a aplicativos e jogos já baixados ou comprados continuava permitido; mas à luz das novas restrições, a capacidade de baixar um aplicativo que os usuários possuem também parece ter problemas.
A Companhia ressalta que a situação está evoluindo rapidamente; portanto, os desenvolvedores devem consultar periodicamente a página de suporte oficial; para determinar se existem as condições para o levantamento das restrições.
Enquanto isso, ele aconselha os desenvolvedores a tomar algumas medidas para não penalizar excessivamente os usuários finais; por exemplo, adiando a renovação de assinaturas; até o prazo máximo permitido pelas regras da Play Store (1 ano); ou, no caso de aplicativos que prestam um serviço de fundamental importância, decidir torná-los gratuitos enquanto perdurarem as restrições.