Está precisando de uma ferramenta segura para sincronização de arquivos peer-to-peer que funciona no Linux, Windows, Mac OS X e dispositivos NAS. BitTorrent Sync pode ser o que você quer.
O aplicativo é gratuito para usar, mas não é open source, embora os desenvolvedores tenham recentemente comentado que ainda podem considerar esta opção. Ele entrou em estado beta de desenvolvimento e nessa nova fase traz várias melhorias, incluindo um novo recurso de versionamento de arquivo chamado SyncArchive, bem como um novo aplicativo Android. Um aplicativo iOS está previsto para ser lançado em breve.
O app Android do BitTorrent Sync suporta sincronização de arquivos (sob demanda ou sincronização automática), faz backup de uma pasta a partir do seu dispositivo Android para o seu desktop ou envia e recebe arquivos de um dispositivo móvel para outro.
BitTorrent Sync sincroniza seus arquivos usando um protocolo peer-to-peer (P2P) para que os arquivos sejam transferidos diretamente entre os usuários, em vez de usar um servidor de nuvem como fazem serviços como Dropbox, Google Drive ou Ubuntu One. O tráfego entre os dispositivos são criptografados usando chaves de 256 bits.
O novo recurso SyncArchive permite que o BitTorrent Sync possa manter versões antigas de seus arquivos armazenados em uma pasta no caso de você precisar acessar versões anteriores de seus arquivos. Por enquanto, o programa só mantém uma versão anterior para cada documento, mas é provável que isso mude em breve.
Infelizmente, o aplicativo ainda não tem uma interface gráfica para Linux, mas você pode acessar ele usando sua Interface WebUI. Dentre as melhorias da ferramenta destacam-se:
- Sincronização unidirecional;
- Opção para excluir arquivos / diretórios específicos;
- Configuração de preferências avançadas;
- Suporte para outros tipos de dispositivos NAS;
- Melhoria na interface Linux WebUI;
- Muitas correções de bugs e outras melhorias.
Instalando o BitTorrent Sync no Ubuntu
Para instalar o BitTorrent Sync no Ubuntu, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:tuxpoldo/btsync
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa servidor com o comando:
sudo apt-get install btsync
Passo 5. Para instalar a versão desktop, digite o comando:
sudo apt-get install btsync-user
Passo 6. Se você instalou o pacote desktop, você precisa fazer logout e login novamente ou executar o seguinte comando para iniciar o agente BtSync:
btsync-restart
Em seguida, inicie sincronização BitTorrent a partir do menu / Dash.
Por padrão, BtSync pode ser acessado através da seguinte URL:
Desktop: http://localhost:9999
Servidor: http://SERVER_IP:8888
Para outras distribuições Linux, Windows, Mac OS X e Android, você pode baixar os pacotes de sincronização via BitTorrent disponíveis no site do programa: http://labs.bittorrent.com/experiments/sync.html
Gostou da dica? aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser ficar por dentro das últimas informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botôes do Gooogle+, Twitter e Facebook.