Avidemux 2.7.6 lançado com integração do descodificador AV1 e mais

E foi lançado o Avidemux 2.7.6 com diversas de correções de bugs. Confira as novidades desse release e veja como instalar o programa no Linux.

O Avidemux é um poderoso editor de vídeo aberto projetado para cortes simples, filtragem e codificação de tarefas. Ele é um editor e conversor de vídeo que pode ser usado tanto para processar e editar vídeos, como também para converter arquivos de vídeo de um formato para outro.

O programa é um software livre coberto pela licença GNU GPL e está disponível para Linux, BSD, Mac OS X e Microsoft Windows.

E, apesar do nome do programa começar com ‘Avi’, usando uma variedade de codecs, o aplicativo suporta muitos tipos de arquivos (incluindo AVI), arquivos MPEG compatível com DVD, MP4 e ASF.

Ao usar o Avidemux as tarefas podem ser automatizadas usando projetos, fila de tarefas e recursos de script poderosos. Isso tudo torna determinadas atividades muito mais produtivas.

Agora, foi lançada a nova versão desse editor de vídeo, o Avidemux 2.7.6.

Novidades do Avidemux 2.7.6

Avidemux 2.7.6 lançado com integração do descodificador AV1 e mais

Avidemux 2.7.6 apresenta várias alterações interessantes, entre elas a integração do descodificador AV1, a atualização do ffmpeg, correcções para mp3 e muito mais.

Novos decodificadores e codificadores foram implementados nesta nova versão lançada do software, dos quais se destacam o decodificador AV1 adicionado baseado em libaom, bem como o codificador VP9 adicionado baseado em libvpx.

Nesta versão também se destaca o novo suporte para Vorbis no multiplexador MP4, os novos perfis HE-AAC e HE-AACv2 no codificador FDK-AAC. Bem como suporte para trilhas de áudio externas em formato DTS, manipulação aprimorada de sequências de vídeo entrelaçadas.

E a correção de faixas de áudio MP3 mono em arquivos MP4 erroneamente identificados como estéreo, juntamente com o aprimoramento de sequências de vídeo H.264 nas quais os parâmetros de codificação são alterados rapidamente.

Em relação às correções, destaca-se a tentativa de eliminar a instabilidade dos timestamps em arquivos MP4 criados por versões anteriores do Avidemux.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionado deinterlacer com função de redimensionamento usando aceleração de hardware baseada em VA-API (somente Linux).
  • FFmpeg atualizado para a versão 4.2.3.
  • A resolução máxima suportada foi aumentada para 4096 × 4096.
  • Um aviso é exibido se os pontos de corte em fluxos de vídeo H.264 e HEVC podem causar mais problemas de reprodução, mesmo se eles estiverem em quadros-chave.
  • Adicionado suporte para arquivos TS anteriores a 13:15:36.
  • Em vez de desligar a pista, o núcleo DTS do formato DTS-HD MA agora é usado em arquivos TS.
  • Correção do arredondamento de carimbos de data / hora, levando à codificação pseudo VFR (com taxa de quadros variável), mesmo se a fonte for CFR.
  • Suporta áudio LPCM no multiplexador MP4 mudando silenciosamente para o modo de multiplexação MOV.

Para saber mais sobre essa versão do Avidemux, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Avidemux 2.7.6

Para instalar a versão mais recente do Avidemux nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Avidemux no Linux via Flatpak
https://www.edivaldobrito.com.br/editor-de-videos-avidemux-no-linux-via-flatpak/
Como instalar a versão mais recente do Avidemux no Ubuntu

E se você quiser saber como usar o Avidemux para converter arquivos, dê uma olhada no tutorial abaixo:
Como converter vídeos com Avidemux sem complicações

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile