Assistir Netflix no Linux usando Firefox será possível em breve

Se você é usuário do Firefox e tem de usar o Chrome para assistir o Netflix no Linux, logo isso acabará. Acontece que a próxima versão do Firefox virá com a tecnologia que permite fazer isso.


Mesmo já sendo possível assistir Netflix no Linux, até o momento, isso só funciona no Chrome. Embora não seja um problema para muitos usuários, quem gosta do Firefox geralmente não gosta muito de ter que usar outro navegador penas para usar um serviço

A boa noticia é que em breve esse problema estará resolvido na próxima versão do Firefox (49). Com lançamento previsto para o próximo mês de setembro, o Firefox 49 para Linux virá com suporte para vídeos em HTML5 protegidos por DRM. Com a novidade, Netflix e outros serviços de streaming passarão a funcionar no navegador da Mozilla, assim como já acontece no Google Chrome.

Para conseguir essa façanha, o navegador receberá o suporte para o recurso EME (encrypted media extensions), o que permitirá que serviços como Netflix e Amazon possam entregar vídeos em HTML5, com alguma proteção contra a captura e cópia dos vídeos (necessária para a manutenção de seus negócios).

Para implementar a tecnologia DRM, o navegador terá de usar um pequeno plugin de código fechado, que será baixado automaticamente quando o usuário abrir o browser.

O plugin é conhecido como o Widevine CDM (do Google), ou gerenciador de descriptografia de conteúdo, e é o mesmo plugin usado pelo Chrome. Por questões de segurança, esse plugin só será habilitado quando você visitar um site que exige DRM (como o Netflix).

O Firefox 49 tem lançamento agendado para o próximo dia 13 de setembro, e certamente as distribuições Linux irão disponibilizá-lo pouco depois disso, através de updates de sistema.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile