Prometendo melhorias de desempenho e eficiência, a ARM revelou novos designs de CPU (Cortex-X4, Cortex-A720, Cortex-A520 e Immortalis-G720).
Sim. A ARM revelou novos designs de CPU e GPU que, segundo a empresa, trarão melhor desempenho para smartphones, tablets e laptops de última geração.
ARM revelou novos designs de CPU
Os novos designs também são mais eficientes em termos de energia, o que pode levar a uma vida útil mais longa da bateria, ou, pelo menos, a um melhor desempenho sem prejudicar muito a vida útil da bateria.
A plataforma ARM Total Compute Solutions 2023 (TSC23) apresenta três novos designs de CPU, gráficos de última geração e nova tecnologia que os ajuda a trabalhar juntos.
O novo design de CPU de maior desempenho da ARM é o Cortex-X4, que a empresa diz oferecer desempenho 15% melhor do que o Cortex-X3, enquanto usa 40% menos energia. Dito isso, ocupa cerca de 10% a mais de espaço físico.
Você provavelmente não verá processadores apenas com núcleos de CPU Cortex-X4. Como os núcleos de CPU Cortex-X anteriores, ele deve ser emparelhado com núcleos big.LITTLE, e o ARM também possui novas versões deles.
Os grandes núcleos Cortex-A720 trazem uma melhoria de 20% na eficiência energética em relação à geração anterior, enquanto o Cortex-A520 promete uma melhoria de 22%.
Curiosamente, o ARM não está dizendo nada sobre ganhos de desempenho aqui, mas melhorias no desempenho por watt podem ser usadas para oferecer o mesmo desempenho enquanto consome menos energia ou melhor desempenho no mesmo nível de energia.
A ARM também está apresentando a GPU Immortalis-G720, que a empresa diz ser baseada na arquitetura de GPU de 5ª geração da ARM, que servirá como base para as próximas gerações de processadores gráficos.
Immortalis-G720 deve trazer um aumento de 15% no desempenho, redução de 40% no uso de largura de banda de memória, bem como maior eficiência de energia: ARM diz que é a “arquitetura de GPU mais eficiente de todos os tempos” da empresa e também apresenta novas tecnologias, incluindo Deferred Vertex Shading.
A ARM também está apresentando novos designs de GPU Mali-G720 e G-620 que provavelmente aparecerão em processadores mais baratos e de menor desempenho.
O TSC23 também apresenta um novo DSU-120 “DynamicIQ Shared Unit” que aloca recursos entre os núcleos da CPU para tarefas multiencadeadas.
A apresentação da empresa também sugere alguns codinomes para as tecnologias de CPU e GPU de última geração que chegarão em 2024:
- “Blackhawk” será o sucessor do Cortex-X4
- “Chaberton” seguirá o Cortex-A720
- “Hayes” seguirá Cortex-A520
- “Krake” seguirá Immortalis-G720
Não há detalhes sobre desempenho, eficiência ou novos recursos para essas tecnologias de última geração.