E foi lançado o Arduino IDE 2 beta com um tempo de compilação mais rápido. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Arduino, deve saber que se trata de uma empresa de desenvolvimento de software e hardware e que oferece um IDE que suporta mais de 1000 placas de desenvolvimento da família Arduino, oficiais ou não.
Até agora, o Arduino IDE oferece uma interface simples e clara, suficiente para a maioria dos usuários, incluindo os novos na plataforma.
Enquanto os usuários mais experientes o criticam por suas capacidades de edição limitadas em comparação com os editores modernos.
Além disso, eles ainda exigem recursos avançados de depuração, com a capacidade de percorrer o código, verificar o conteúdo da variável, a memória e os registros em pontos de interrupção.
O IDE em suas versões atuais 1.x é desenvolvido em Java e sua base de código monolítica torna difícil implementar esses recursos avançados em uma infinidade de plataformas e sistemas operacionais.
O código começou a ser refatorado em 2018 com grandes mudanças, além da ferramenta arduino-cli oferece todos os recursos IDE básicos que usuários avançados podem integrar no IDE profissional de sua escolha. Arduino-cli foi escrito em Golang.
Em 2019, o “Arduino pro IDE” foi lançado na versão Alpha. Este novo IDE construído em arduino-cli é baseado em uma pilha de software moderna (Theia e Electron).
A equipe do Arduino anunciou há poucos dias por meio de um anúncio que a versão 2.0 (beta) do Arduino IDE está disponível para download e que seus repositórios de código estão se tornando open source.
Novidades do Arduino IDE 2 beta
Entre as novidades que se apresentam, cita-se que são oferecidas funções avançadas, uma melhor experiência do usuário e um tempo de compilação mais rápido, além de que conforme você escreve, o editor sugere (finalmente) o autocompletar de variáveis e funções de acordo com as bibliotecas eles incluíram.
Sim. O novo IDE do Arduino 2.0 tem um editor mais moderno que seu antecessor, sua interface tornou-se mais ágil, mas os criadores dizem que as traduções também rodarão mais rápido do que antes.
Embora à primeira vista o novo editor se pareça muito com o anterior, por exemplo, a barra com os botões para verificar e carregar o código foi preservada.
A placa a ser programada agora pode ser configurada diretamente lá. A barra lateral é nova, com depuração, o painel e o gerenciador de biblioteca, que oferece três funções úteis e também faz referência às opções de configuração.
E é a mesma plataforma do Electron baseada em tecnologias da web nas quais o Visual Studio Code é construído e graças às quais ele vem com recursos completamente novos.
Isso inclui, por exemplo, autocompletar código, que além do C++ também ajuda a escrever arquivos JavaScript, HTML e CSS, mas também a capacidade de usar várias ferramentas diferentes do Serial Monitor para se comunicar com as páginas em paralelo.
Outro recurso que se destaca nesta versão beta do Arduino IDE 2.0 é que ele possui um depurador ativo, que facilita a localização de erros em trechos de código.
Os pontos de interrupção podem ser definidos no painel de depuração para que os erros possam ser detectados em uma parte específica do código e as variáveis possam ser ajustadas durante a depuração.
O depurador suporta todas as placas Arduino rodando em plataformas SAMN e Mbed, enquanto para outras placas de terceiros, segue um manual técnico para configurar o depurador.
Por fim, a equipe do Arduino menciona que o desenvolvimento do Arduino IDE 2.0 foi possível graças a doações e à compra de placas Arduino originais.
Além disso, os desenvolvedores foram pagos com isso para trabalhar com software de código aberto.
Para saber mais sobre essa versão do Arduino IDE, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Arduino IDE
A versão beta pode ser baixada para Windows x86-64bit, Linux ou macOS, embora o Arduino ainda use software experimental e avise sobre possíveis bugs.
Use o tutorial abaixo como referência para instalar o beta depois de baixá-lo:
Como instalar o Arduino IDE no Linux e começar a desenhar