Devido a uma nova política de exclusão de dados da Google Play Store, todos os Apps Android terão uma opção para excluir dados dos usuários.
Sim. O Google anunciou uma nova política de exclusão de dados da Google Play Store que exigirá que os desenvolvedores do Android forneçam aos usuários uma opção online para excluir suas contas e dados no aplicativo.
Apps Android terão uma opção para excluir dados dos usuários
De acordo com a nova política, a partir do início de 2024, os usuários do Google Play terão melhor controle sobre seus dados, pois todas as listagens de lojas exibirão links na área “Exclusão de dados”, permitindo que solicitem a exclusão de suas contas e/ou dados .
Os desenvolvedores que fornecem uma experiência de exclusão de conta no aplicativo também terão que oferecer uma opção baseada na Web, pois o Google deseja permitir que os usuários excluam seus dados sem reinstalar cada aplicativo.
“Como afirma a nova política, quando você atende a uma solicitação para excluir uma conta, também deve excluir os dados associados a essa conta”, explicou o Google.
“O recurso também oferece aos desenvolvedores uma maneira de fornecer mais opções: os usuários que não desejam excluir totalmente sua conta podem optar por excluir outros dados somente quando aplicável (como histórico de atividades, imagens ou vídeos).”
“Para desenvolvedores que precisam reter determinados dados por motivos legítimos, como segurança, prevenção de fraude ou conformidade regulatória, você deve divulgar claramente essas práticas de retenção de dados.”
A nova regra da Play Store entrará em vigor no próximo ano, com os desenvolvedores sendo obrigados a compartilhar mais detalhes sobre suas práticas de exclusão de dados até 7 de dezembro.
A partir do início de 2024, os usuários poderão ver as informações de exclusão de dados enviadas nas listas de lojas dos aplicativos, incluindo selos de exclusão de dados atualizados na nova área de exclusão de dados, bem como na seção de segurança de dados.
Aqueles que não registrarem as informações necessárias sobre a prática de exclusão a tempo não poderão mais publicar novos aplicativos ou lançar atualizações de aplicativos.
Embora os desenvolvedores possam solicitar uma extensão por meio do Play Console até 31 de maio de 2024, após essa data, os aplicativos não compatíveis podem ser removidos do Google Play.
O anúncio do Google segue um movimento semelhante feito pela Apple, que, a partir de junho de 2022, exige que os desenvolvedores de aplicativos com uma opção de criação de conta também forneçam aos usuários uma maneira de excluir suas contas de dentro dos aplicativos.