Para tornar o recurso Subsistema Windows para Android mas completo, os apps Android no Windows 11 terão acesso a pastas do Windows em breve.
O Subsistema Windows para Android é um recurso opcional do Windows 11 que permite executar alguns aplicativos Android em um computador Windows sem instalar ferramentas de terceiros ou máquinas virtuais.
A ideia é que, uma vez instalados, os aplicativos Android funcionem como os aplicativos do Windows.
Na prática, as coisas têm sido um pouco mais desajeitadas do que isso, em parte porque esses aplicativos Android não podem acessar o sistema de arquivos do Windows.
Isso torna complicado fazer coisas como carregar fotos ou vídeos do seu PC para um aplicativo de mídia social Android ou baixar conteúdo de um aplicativo para o seu PC.
Mas uma nova atualização lançada para o Windows Insiders traz suporte para compartilhamento de arquivos entre o Windows Subsystem for Android (WSA) e o Windows propriamente dito.
Apps Android no Windows 11 terão acesso a pastas do Windows
O compartilhamento de arquivos será ativado por padrão assim que os usuários obtiverem a versão mais recente do WSA, mas se você preferir não usá-lo, poderá desativá-lo no aplicativo WSA Settings.
Quando ativado, as pastas de perfil de usuário do Windows aparecerão no WSA como “/sdcard/Windows/.” Os aplicativos também precisarão solicitar sua permissão antes de poderem acessar o sistema de arquivos do Windows e você poderá revogar essa permissão a qualquer momento.
Claro, existem algumas limitações.
Primeiro, o sistema Android não conseguirá acessar todos os arquivos do seu PC. Ele só terá acesso às pastas de perfil de usuário do Windows. Isso inclui a maioria das coisas em seu diretório \Windows\Users\, incluindo suas pastas Documentos, Imagens, Vídeos e Downloads.
Mas algumas coisas que não serão compartilhadas incluem:
- Pastas do sistema Windows como Arquivos de Programas
- Unidades externas
- Pastas de outros usuários
- Arquivos ou pastas ocultos
- Arquivos executáveis (como arquivos .exe)
Também pode levar alguns instantes para que os arquivos apareçam no subsistema Android, pois eles precisam ser indexados antes que você possa acessá-los.
Mas o resultado é que os usuários não só podem fazer upload de arquivos do Windows para aplicativos Android, mas também:
- Arraste e solte arquivos do Explorador de Arquivos para qualquer aplicativo Android compatível com o compartilhamento de arquivos.
- Salve arquivos de um aplicativo Android em /sdcard/Windows ou em uma subpasta para acessar esses arquivos no Windows.
A Microsoft diz que a versão atualizada do Windows Subsystem para Android está sendo lançada agora para todos os membros do programa de visualização do Windows Insider.
Eventualmente, ele deve ser lançado em compilações estáveis do Windows 11, mas não há informações sobre quando isso acontecerá.
Outras atualizações na versão de pré-visualização mais recente do WSA incluem WiFi aprimorado e compatibilidade de hardware de câmera, atualizações de segurança e uma atualização para o Chromium WebView.