Divulgado como a solução para os caros consertos dos dispositivos da maçã, o Apple Self Service Repair não é tudo o que aparenta.
A Apple lançou seu programa Self Service Repair em abril, no que parecia ser uma grande vitória para o movimento do right to repair (direito de reparar).
As pessoas que desejam comprar uma tela, bateria ou outros componentes de substituição sem levar o telefone a uma oficina agora podem fazer isso.
Mas, na verdade, consertando um telefone sozinho? Isso é muito mais complicado.
Apple Self Service Repair não é tudo o que aparenta
Os guias de reparo da Apple assumem que você está usando as ferramentas oficiais da Apple, que você provavelmente não tem por aí.
Eles estão disponíveis para aluguel na Apple, mas, como o The Verge descobriu, isso significa que a empresa enviará 35 kg de ferramentas para substituir uma bateria de 31 gramas.
É surpreendentemente acessível (a Apple paga a conta do frete), mas não é conveniente (não apenas as ferramentas são difíceis de carregar, mas se você não as devolver em 7 dias, a Apple cobrará até US $ 1.200).
Kit de substituição de bateria da Apple para um iPhone mini (Sean Hollister/The Verge)
Ao todo, parece que a Apple está possibilitando que as pessoas realizem seus próprios reparos, mas não estão necessariamente facilitando. E esse pode ser o ponto.
Como os legisladores de todo o país estão considerando regulamentações que exigiriam que as empresas tornem seus produtos reparáveis, a Apple pode apontar para seu programa de reparo por autoatendimento e dizer que é tecnicamente possível para os usuários fazerem isso.
Mas claro, esta não é uma opção popular (porque você consertaria seu próprio (e complexo dispositivo) que a Apple configurou quando você pode simplesmente levar seu telefone a uma oficina?).
Enquanto isso, outras empresas estão adotando abordagens diferentes. Google e Samsung anunciaram parcerias com a iFixit para oferecer peças de reposição, manuais de reparo e ferramentas acessíveis.
Assim como a Valve, fabricante do PC portátil para jogos Steam Deck.
E parece que o iFixit venderá quase todas as partes do Steam Deck em breve, incluindo a placa-mãe com um processador AMD Aerith. Infelizmente, as baterias de substituição não estarão disponíveis até mais tarde.