A Apple parou de oferecer atualizações de segurança do iOS 14, e agora, os usuários serão obrigados a atualizar para o iOS 15.
Quando a Apple lançou o iOS 15 no ano passado, os usuários do iPhone obtiveram vários recursos novos e aprimorados, incluindo suporte para modo retrato e áudio espacial em chamadas Facetime, modos de foco para distrações reduzidas e a capacidade de detectar e interagir com texto em fotos graças ao Live Texto.
Mas no ano passado a Apple também ofereceu às pessoas que não estavam prontas para atualizar outra opção: ficar com o iOS 14 e continuar recebendo atualizações de segurança. E isso funcionou… até agora.
Apple parou de oferecer atualizações de segurança do iOS 14
A última atualização de segurança lançada para o iOS 14 foi o iOS 14.8.1, que foi disponibilizado em 26 de outubro de 2021.
Mas na semana passada algumas pessoas notaram que a Apple parou de oferecer às pessoas que executam versões mais antigas do iOS 14 uma opção para atualizar para a versão 14.8.1. Quer as correções de segurança mais recentes? Então você precisará atualizar para o iOS 15 para obtê-los.
O Ars Technica entrou em contato com a Apple para comentar e recebeu a confirmação de que isso não é um bug – a empresa diz que as atualizações de segurança deveriam ser uma opção temporária, o que é justo.
Acredito que ninguém esperava que eles estivessem disponíveis para sempre.
Mas parece que eles estavam disponíveis apenas por alguns meses, o que é um pouco surpreendente, especialmente porque a Apple nunca disse nada sobre quanto tempo continuaria oferecendo atualizações até depois de ter parado (e depois que alguém entrou em contato especificamente para perguntar à empresa) .
Na verdade, se você visitar a página de recursos do iOS 15 da Apple, ainda há uma seção de atualizações de software que diz “o iOS agora pode oferecer uma escolha entre duas versões de atualização de software no aplicativo Configurações. Você pode atualizar para a versão mais recente do iOS 15 assim que ela for lançada para obter os recursos mais recentes e o conjunto mais completo de atualizações de segurança. Ou continue no iOS 14 e ainda receba atualizações de segurança importantes”.
Aqui está uma captura de tela de 19 de janeiro de 2021, caso esse texto seja alterado posteriormente:
Dado que toda vez que a Apple lança uma nova versão do iOS, inevitavelmente surgem reclamações de que alguns telefones mais antigos parecem mais lentos, suspeito que algumas pessoas ficaram felizes em ter a opção de pular essa atualização.
Mas parece que essa opção ficou mais complicada: você ainda pode evitar atualizar seu telefone, mas não deve esperar mais atualizações de segurança. E isso pode eventualmente deixar seu telefone vulnerável a malware.