Relatos indicam que a Apple está trabalhando em uma alternativa para a pesquisa do Google. Confira os detalhes dessa possibilidade.
Uma mudança recente do fabricante do iPhone pode economizar bilhões de dólares que a Apple é obrigada a pagar ao Google todos os anos.
Sim, depois de todos esses anos, relatos sugerem que a Apple está finalmente trabalhando em uma alternativa para a pesquisa do Google para seus fãs.
Apple está trabalhando em uma alternativa para a pesquisa do Google
A mudança está sendo vista como consequência do incêndio antitruste que a empresa vem enfrentando recentemente.
Junto com Google, Facebook e Amazon, a Apple foi acusada de usar sua posição de monopólio para destruir a competição de mercado na tentativa de aumentar sua base de clientes e lucros.
Para este fim, o acordo de mecanismo de busca Apple-Google se tornou um assunto quente nos dias de hoje.
Para começar, um relatório do Financial Times aponta que a atualização do iOS 14 agora mostra sugestões da Apple e links para sites diretamente quando uma consulta é inserida na barra de pesquisa da tela inicial. É uma pequena mudança que pode ter passado por muitos olhos.
De qualquer forma, a Apple criar seu próprio mecanismo de busca seria um grande golpe para o fluxo de receita do Google, já que o gigante das buscas paga perto de US$ 12 bilhões por ano para ganhar um lugar preferencial nos dispositivos da empresa da maçã.
No entanto, a alternativa do Google Search em desenvolvimento pode funcionar como uma solução alternativa se as autoridades conseguirem desligar o polêmico acordo.
Falando em esforços, o rastreador da web padrão do iPhone, Applebot, está mais ativo do que antes, tentando indexar o máximo possível da web.
A empresa contratou o chefe de pesquisa do Google, John Giannandrea, há alguns anos para trabalhar em seus esforços de IA e assistente de voz Siri.
Mas também pode utilizar a experiência de Giannandrea na construção de um mecanismo de pesquisa. Sem mencionar que a Apple também postou anúncios de emprego para engenheiros de busca.
No geral, acredita-se que a Apple é a empresa que possui recursos suficientes para criar um mecanismo de busca que pode rivalizar com o do Google.
Isso inclui a criação de um rastreador avançado capaz de indexar dezenas de bilhões de páginas da web e construir uma infraestrutura de back-end robusta que pode lidar com as consultas do usuário em quase nenhum momento.
No entanto, tudo isso é mais fácil dizer do que fazer e só o tempo dirá se a Apple realmente criará um rival no mecanismo de busca do Google ou se acaba com uma solução alternativa para seus próprios dispositivos.