Segundo a microsoft, um aplicativo gráfico de configurações do WSL está chegando em breve. Confira os detalhes dessa novidade.
O subsistema Windows para Linux (WSL) é um recurso opcional que permite instalar e executar uma distribuição Linux e executar aplicativos Linux no Windows sem inicialização dupla ou instalação de uma máquina virtual tradicional.
Voltado para desenvolvedores, o WSL era originalmente um recurso apenas de linha de comando, mas nos últimos anos a Microsoft adicionou suporte para a execução de alguns aplicativos com uma interface gráfica de usuário (GUI).
E agora, a empresa anunciou que em breve lançará um aplicativo WSL Settings que facilita a configuração do subsistema graças a uma GUI.
Aplicativo gráfico de configurações do WSL está chegando
O aplicativo gráfico de configurações do WSL permitirá que os usuários alterem coisas como o número de núcleos da CPU, a quantidade de memória alocada e o tamanho e localização do arquivo de troca.
Até agora, a única maneira de alterar essas configurações era editar o texto no arquivo .wslconfig.
O arquivo .wslconfig estilo Linux, com abordagem baseada em texto, funciona bem para alterações direcionadas específicas. No entanto, pode ser difícil saber exatamente quais configurações e valores de entrada estão disponíveis para uso nesta abordagem baseada em texto.
O aplicativo WSL Settings resolve isso dividindo as configurações WSL em categorias rotuladas e indicando quais estão disponíveis em sua máquina.
A melhor parte é que o aplicativo WSL Settings é compatível com o arquivo de texto, o que significa que suas configurações existentes ainda serão respeitadas e você pode editar as configurações com o aplicativo GUI, um editor de texto ou ambos, conforme desejar!.wslconfig
Os usuários que quiserem continuar usando esse método ainda poderão fazê-lo, mas a Microsoft diz que quando o novo aplicativo GUI for lançado, ele oferecerá outra maneira mais fácil de visualizar e definir as configurações.
É apenas um dos vários recursos novos e futuros do WSL. Outros incluem:
- Suporte experimental para melhorias de rede e uma configuração que pode restaurar automaticamente a memória armazenada pelo WSL de volta ao Windows
- Suporte para gerenciamento de máquinas virtuais WSL/distribuições Linux no aplicativo Windows Dev Home
- Melhorias de segurança, incluindo suporte do Microsoft Defender para Endpoint WSL 2
Você pode encontrar mais detalhes na postagem do blog da Microsoft no Windows Command Line blog.