Aguardado por muitos usuários, a primeira prévia do próximo sistema mobile do Google, o Android 15 DP1 traz compartilhamento parcial de tela, e mais.
Finalmente, a aguardada primeira prévia do desenvolvedor do Android 15 já está disponível, dando-nos uma primeira visão do que esperar da próxima versão principal do Android, que só será lançada oficialmente no final deste ano.
Android 15 DP1 traz compartilhamento parcial de tela, e mais
Sim. O Android 15 DP1 traz compartilhamento parcial de tela, e mais. Então, o que mais há de novo nesta versão?
Como esta versão inicial é feita para desenvolvedores, o Google destaca principalmente recursos que serão importantes para quem está criando ou atualizando aplicativos em seu anúncio de lançamento.
Portanto, sabemos que, entre outras coisas, o Android 15 permitirá aos desenvolvedores criar aplicativos que aproveitem estes recursos:
- Compartilhamento parcial de tela : o Android 15 permitirá que aplicativos de gravação ou compartilhamento de tela permitam que os usuários mostrem apenas a janela do aplicativo sem gravar a tela inteira do dispositivo. Isso significa que você pode deixar de fora a barra de status e os botões de navegação, por exemplo.
- Integridade de arquivos : novas APIs usam o recurso fs-verity do kernel Linux para proteger arquivos com assinaturas criptográficas personalizadas para garantir que não tenham sido adulterados.
- Controles de câmera no aplicativo : Existem novas extensões que permitem aos desenvolvedores aumentar o brilho da visualização da câmera em ambientes com pouca luz e oferecem controles mais precisos sobre o brilho do flash LED.
O anúncio do Google também menciona melhorias de desempenho e eficiência, suporte para aplicativos MIDI virtuais e atualizações para o Privacy Sandbox do Google no Android e Health Connect do Android.
O que o Google realmente não focou são mudanças que não serão tão importantes para os desenvolvedores.
Mas, felizmente, observadores do Android como Mishaal Rahman e o pessoal do 9to5Google começaram a pesquisar a visualização do desenvolvedor para descobrir algumas outras mudanças, incluindo:
- Resfriamento de notificação : esta configuração opcional pode “diminuir gradualmente o volume de notificação quando você recebe muitas notificações sucessivas do mesmo aplicativo”.
- Vibração do teclado : há uma opção para ativar ou desativar a vibração do teclado se você preferir desativar a sensação ao toque.
Espere que mais mudanças sejam descobertas nos próximos dias, e mais mudanças sejam adicionadas às versões futuras do Android 15.
O Google planeja lançar outra prévia do desenvolvedor no próximo mês, um punhado de versões beta nos próximos meses e, em seguida, vários outros “plataforma estabilidade” é construída durante o verão, antes que a primeira versão estável do Android 15 esteja pronta para lançamento neste outono.
Por fim, o Android 15 Developer Preview 1 pode ser instalado em um emulador ou em um dispositivo Google Pixel 6 ou posterior e é voltado para desenvolvedores que desejam garantir que seus aplicativos sejam compatíveis com a próxima versão do Android.