O Google revelou que o Android 12 terá uma grande atualização na interface do usuário, que será lançado entre setembro e dezembro.
Já se passaram sete anos desde que o Google introduziu sua linguagem de design de materiais para dispositivos Android.
Agora a empresa está revelando a maior atualização já feita, uma nova versão personalizável que foi projetada para permitir que você personalize seus dispositivos.
Android 12 terá uma grande atualização na interface do usuário
A atualização se chama Material You e será lançada primeiro nos dispositivos Google Pixel quando o Android 12 for lançado entre setembro e dezembro.
Mas o Google diz que, eventualmente, os elementos do Material You serão implementados na web, Chrome OS, smartwatches e smart displays.
Contudo, os usuários também podem visualizar a nova interface de usuário, junto com outras mudanças que virão para o Android, baixando o primeiro Android 12 Beta, que está disponível a partir de hoje para telefones selecionados de mais de 10 fabricantes diferentes.
Em seu nível mais básico, o Material You permite ir muito além da escolha dos modos claro e escuro para o seu telefone.
Agora você pode escolher entre uma variedade de paletas de cores para o sistema operacional e todos os aplicativos que o suportam, e pode alternar rapidamente entre os diferentes modos, dependendo do seu humor.
Mas as cores não são as únicas coisas que mudam. O Android 12 também inclui uma grande reformulação nas notificações, configurações rápidas e tela de bloqueio.
Um recurso bacana na tela de bloqueio, por exemplo, é um relógio que aparecerá maior quando não houver notificações e menor quando houver necessidade de espaço para exibi-las.
A área de configurações rápidas tem uma série de botões que são muito maiores do que os botões nas versões anteriores do Android e alguns novos recursos de privacidade, incluindo botões que permitem desativar o acesso à câmera e ao microfone para todos os aplicativos com um toque.
Falando em recursos de privacidade, há algumas outras grandes mudanças. Quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone, por exemplo, você verá uma notificação informando que eles estão ativos.
E há um novo Painel de Privacidade que fornece uma visão geral de quais aplicativos acessaram sua localização, câmera ou microfone nas últimas 24 horas, incluindo aplicativos do Google. E você também pode acessar rapidamente as configurações de permissão do aplicativo nesta tela.
O Google também está atualizando sua API para widgets, trazendo cantos arredondados, cores dinâmicas para aproveitar diferentes temas e mais opções de personalização.
Outras mudanças no Android 12 incluem:
- Toque uma vez em uma janela picture-in-picture para exibir os controles ou toque duas vezes para alterar o tamanho da janela
- Suporte para classificação de notificações de chamadas telefônicas por importância
- Navegação por gestos aprimorada em aplicativos de tela inteira ou imersivos
- Jogos ou apps de mídia que usam foco de áudio devem parar de tocar depois que perderem o foco
- Atualizações de segurança e privacidade para perfis de trabalho do Android Enterprise
O Google diz que também ajustou o desempenho de maneiras que devem levar a uma vida útil mais longa da bateria e maior capacidade de resposta.
E novos recursos de desenvolvedor, incluindo uma verificação de “classe de desempenho“, permitirão que os desenvolvedores obtenham hardware de alto desempenho que exceda os requisitos básicos de hardware do Android.