E os Chips AMD Ryzen 7000 Dragon Range para laptops gamer chegarão em 2023. Confira os detalhes dessa linha de processadores.
A AMD planeja lançar os primeiros chips de desktop da série Ryzen 7000 ainda este ano, com versões móveis voltadas para laptops e outros computadores compactos em 2023.
Mas isso simplifica um pouco as coisas, porque a AMD realmente lançará duas linhas diferentes de laptop fichas no próximo ano.
Além dos chips “Phoenix” anteriormente esperados destinados a laptops de jogos finos e leves, a AMD lançará uma linha de chips “Dragon Range” para laptops de jogos de alto desempenho.
AMD Ryzen 7000 Dragon Range para laptops gamer chegarão em 2023
Sim. AMD Ryzen 7000 Dragon Range para laptops gamer chegarão em 2023. Em poucas palavras, ambos os chips usarão os mesmos núcleos de CPU Zen 4 que os processadores “Raphael” da classe desktop que serão lançados este ano.
Ambos também suportam PCIe 5. Mas os chips Dragon Range consomem mais energia e devem ter contagens de núcleos e threads e/ou velocidades mais altas do que os chips Phoenix, mais cache e desempenho geral mais alto.
Eles também devem aparecer em laptops com mais de 20 mm (0,78 polegadas) de espessura, sugerindo que será necessário mais poder de resfriamento para mantê-los felizes.
Basicamente, esses são chips para o tipo de laptop em que o desempenho é mais importante que a duração da bateria e onde você provavelmente os manterá conectados a maior parte do tempo.
Em poucas palavras, aqui está a aparência da linha Ryzen 7000 até agora:
- Raphael: chips de desktop de 65 W+ com núcleos de CPU Zen 4 e suporte a PCIe 5
- Linha Dragon: mais de 55 chips para laptop com núcleos de CPU Zen 4 e suporte a PCIe 5
- Phoenix: chips para laptop de 35-45 W com núcleos de CPU Zen 4 e suporte a PCIe 5
Observe que no gráfico compartilhado pela AMD, alguns chips são descritos como suportando DDR5, enquanto outros mostram LPDDR5, mas Ian Cutress observa que isso não significa que eles suportam apenas esses tipos de memória.
Portanto, não se assuste se um laptop com CPU Phoenix acabar com memória DDR5 ou um sistema Dragon Range suportar LPDDR5, por exemplo.