Mudanças a vista na gigante do armazenamento e serviços na nuvem, pois a Amazon Linux terá um novo ciclo de lançamento e sua base será o Fedora.
Amazon Linux é a distribuição própria do gigante da tecnologia, desenvolvida especificamente para Amazon Web Services (AWS) e segundo a empresa, a preferida de seus clientes pela ausência de custos de licença e, principalmente, pela “estreita integração com Ferramentas e recursos específicos da AWS”, além de fornecer “acesso imediato a novas inovações da AWS e uma experiência de suporte de um único fornecedor”.
Pelo menos, é assim com as duas versões do Amazon Linux que foram lançadas até agora, a última das quais, Amazon Linux 2, encerrará seus cinco anos de suporte até o final de 2022.
É por isso que a empresa anuncia agora aquele que será o seu substituto, nomeado para a ocasião de uma forma que é tão pouco original quanto eficaz, como o Amazon Linux 2022 (AL2022). É a sua versão anterior a que mostra a pata e traz novidades.
Primeiro, o Amazon Linux 2022 muda sua base do Red Hat Enterprise Linux para o Fedora “para fornecer aos clientes uma ampla variedade de software recente” que será reforçada pelas versões trimestrais que serão lançadas a partir de agora.
Isso talvez responda à questão de como o Amazon Linux vai lidar com a mudança de base para uma distribuição Linux cuja manutenção normalmente não atinge a metade do tempo de seu produto.
Amazon Linux terá um novo ciclo de lançamento e sua base será o Fedora
Sobre o ciclo de lançamento e o tempo de suporte, o Amazon Linux lançará com sua próxima versão um ciclo de lançamento bienal, com uma nova versão principal a cada dois anos com cinco anos de suporte no total, com lançamentos de manutenção a cada três meses.
Isso também é uma novidade em relação ao que se viu até agora com a distribuição Amazon: o tempo de suporte é o mesmo, mas o ciclo de lançamento é incentivado.
Conforme explicado no anúncio oficial,
“AL2022 combina os benefícios de nossos produtos Amazon Linux atuais com um ciclo de lançamento previsível de dois anos, para que os clientes possam planejar atualizações do sistema operacional como parte do ciclo de vida de seus produtos.”
Em outras palavras, é assim que eles tentaram encontrar o equilíbrio entre o software moderno e o suporte estendido.
Em qualquer caso, uma das novidades do Amazon Linux 2022 será bloquear os repositórios de pacotes em uma versão específica, permitindo ao usuário decidir quando aplicar as atualizações e, assim, garantindo estabilidade e compatibilidade com determinados componentes do sistema.
Outro recurso importante da próxima versão do Amazon Linux se refere à segurança e é que o módulo SELinux será habilitado e aplicado por padrão.
O Amazon Linux 2022 será lançado de forma estável e oficial, honrando sua numeração, no próximo ano, sem especificação; Mas quem quiser já pode experimentá-lo na Amazon Web Services, plataforma para a qual esta distribuição foi otimizada. Para mergulhar nos dados técnicos dele, a página GitHub do projeto.