E as compras continuam, agora, a empresa americana 8×8 comprou o software de comunicação Jitsi da Atlassian. Conheça o aplicativo e confira os detalhes desse negócio.
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
O Jitsi é uma solução completa de VoIP de código aberto que inclui envio de mensagens, videoconferência e suporte multiplataforma por meio de tecnologias da Web (WebRTC) e aplicativos móveis e de desktop.
8×8 comprou o software de comunicação Jitsi da Atlassian
É um projeto veterano que em 2015 foi adquirido pela australiana Atlassian, e que acaba de ser vendido novamente, agora pela americana 8×8. O valor da venda, não foi divulgado.
De acordo com um comunicado dos responsáveis pelo projeto, esta é uma ótima notícia que
“Ajudará a manter o ímpeto do Jitsi com um investimento renovado. A equipe de Jitsi permanecerá 100% intacta e continuará sendo um grupo independente. Operacionalmente, as coisas funcionarão da mesma forma que na Atlassian. […] 8×8 vê grande valor na comunidade de código aberto e está empenhada em ajudar a fazer com que ela cresça ainda mais.”
A verdade é que a trajetória do Jitsi teve seus altos e baixos e mudanças de propriedade, sem as quais talvez não existissem hoje, tiveram seus efeitos.
A principal delas é que as aplicações clássicas para desktop e mobile caíram na história de fato.
Em troca, o projeto está agora desenvolvendo soluções baseadas em Electron e fez um progresso considerável em todos os softwares de infra-estrutura.
Vale ressaltar que o Jitsi é uma alternativa completa e solvente para o Skype ou o Hangouts, mas não apenas como um aplicativo, mas como serviços, já que os cobre no nível do servidor.
Para mais informações, acesse o site oficial do Jitsi, e para ver todo o software que eles produzem, acesse a página do projeto no GitHub.
Como no caso da IBM e Red Hat, vale a pena notar, 8×8 não compra tecnologia, mas a equipe que a desenvolve.