Depois de muitos anos focado apenas no Windows, o 7-Zip agora está oficialmente disponível para Linux. Confira os detalhes desse importante lançamento.
7-Zip é um utilitário de arquivamento de arquivos popular, poderoso e versátil que você pode usar para compactar ou descompactar arquivos e pastas.
O software livre e de código aberto é algo como um utilitário canivete suíço, capaz de abrir arquivos ZIP, gzip, tar e RAR, junto com muitos outros. Você também pode usar o formato de compactação de arquivo 7z.
A primeira versão do 7-zip foi lançada em 1999 e, nos últimos anos, o desenvolvedor lançou uma nova versão com recursos adicionais e melhorias de desempenho cerca de uma vez por ano.
Porém, uma coisa tem sido consistente até agora: o 7-Zip era um aplicativo somente para Windows. Mas agora o desenvolvedor lançou as primeiras compilações oficiais do 7-Zip para Linux.
7-Zip agora está oficialmente disponível para Linux
O 7-Zip 21.01 alpha foi lançado esta semana e é a primeira versão do software de arquivamento disponível para Windows e Linux.
A página de download do 7-Zip agora tem links para processadores de 32 bits, 64 bits, x86 e ARM para ambos os sistemas operacionais.
A versão Linux do 7-Zip pode realizar todas as mesmas ações que a versão Windows do 7-zip, mas está disponível apenas como um utilitário de linha de comando por enquanto. Os usuários do Windows podem escolher entre o prompt de comando ou a interface gráfica do usuário.
Embora seja a primeira versão oficial do 7-Zip para Linux, há vários anos uma versão não oficial do 7-Zip para Linux chamada p7zip está disponível. O desenvolvedor do 7-Zip diz que a compilação oficial é “semelhante ao p7zip, mas não é idêntica“.
De acordo com as notas de lançamento do 7-Zip, outras mudanças na versão 21.01 alpha incluem melhorias de velocidade para hardware ARM64 e correções de bugs.