Conheça o ZSWatch, um hardware de código aberto para smartwatch. Confira os detalhes e especificações desse interessante dispositivo.
Já vimos vários smartwatches de hardware de código aberto ao longo dos anos, bem como projetos de firmware de código aberto, como AsteroidOS ou InfiniTime com o último usado no smartwatch PineTime
Mas agora, o ZSWatch adiciona à lista de wearables de código aberto interessantes com todos os arquivos de origem tornados públicos.
ZSWatch, um hardware de código aberto para smartwatch
O ZSWatch é um smartwatch de hardware de código aberto baseado em um módulo u-Blox ANNA-B402 com Nordic Semi nRF52833 Bluetooth 5.1 SoC e executando sistemas operacionais em tempo real Zephyr.
E estas são as especificações do ZSWatch:
- Módulo sem fio – u-blox ANNA-B402 baseado no microcontrolador Arm Cortex-M4F Nordic Semi nRF52833 com Bluetooth LE 5.1 e suporte para localização de direção
- Armazenamento – flash de 8 MB (MX25R6435FZNIL0)
- Ecrã – Ecrã circular TFT IPS 240 × 240 de 1,28 polegadas com controlador GC9A01; coberto com cristal de safira.
- Sensores
- Acelerômetro (LIS2DS12TR) para contagem de passos, etc…
- MAX30101EFD para oximetria de pulso e monitoramento de frequência cardíaca
- Diversos
- 3x botões para navegação (anterior, próximo, enter)
- Motor de vibração (DRV2603RUNT) com driver háptico para proporcionar melhor controle de vibração.
- Gerenciamento de energia
- Carregador de bateria e supervisor de bateria (MAX1811ESA+, TLV840MAPL3).
- Bateria Li-Po de 220 mAh
- Dimensões – PCB: 36 mm de diâmetro
O firmware atual mostra a hora, data, nível da bateria, clima, contagem de passos e frequência cardíaca (ainda não implementado), além de um ícone de envelope com o número de notificações não lidas.
O relógio também suporta localização de direção Bluetooth usando u-blox ANT-B10 ou outras placas de antena AoA.
O firmware ainda precisa de mais trabalho, como a implementação do cálculo da frequência cardíaca (agora apenas amostras dos dados brutos) e o “emparelhamento BLE adequado”.
Jakob Krantz projetou a placa com KiCad, o gabinete impresso em 3D com Fusion 360 e portou o Zephyr OS para o hardware, garantindo que o firmware funcione com o popular aplicativo GadgetBridge para sincronização com um smartphone Android.
Há também uma base de carregamento impressa em 3D. Ele lançou tudo no GitHub, mas não recomenda que as pessoas reproduzam a compilação atual e, em vez disso, esperem pelo ZSWatch v2, que corrigirá alguns dos problemas de hardware e contará com o módulo u-Blox NORA-B10 com Nordic Semi nRF5340 dual-core Cortex-M33 BLE /Zigbee microcontrolador e adicione uma tela sensível ao toque, mas provavelmente sem o flash de 8 MB devido a restrições de espaço.
Muito bom amigo, vc tem contribuído muito com os usuários do linux.