E foi lançado o Zotero 6 como a maior atualização de sua história. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Zotero é um assistente de pesquisa desktop, que nos ajudará a coletar referências, dados e informações, que serão processadas como bibliografia e citações em documentos do LibreOffice Writer ou Microsoft Word.
Este é um software popular entre estudantes, educadores e aqueles em funções de pesquisa. Isso porque a ferramenta facilita, entre outras coisas, a manutenção, catalogação e referência de citações, bibliografias, materiais de pesquisa, notas de rodapé e outras coisas.
Zotero é útil quando se trata de organizar nossos dados de acordo com nossos interesses. Seremos capazes de classificar elementos em coleções e marcá-los com palavras-chave. Também poderemos criar pesquisas salvas que são preenchidas automaticamente com materiais relevantes à medida que trabalhamos.
Além disso, o programa nos permitirá usar plug-ins de terceiros que estenderão, exporão e/ou integrarão a funcionalidade do Zotero com outros aplicativos, incluindo processadores de texto como o LibreOffice, entre outros.
Agora, uma grande atualização colossal para a ferramenta de gerenciamento de referência de código aberto Zotero está disponível para download, o Zotero 6.
Novidades do Zotero 6
Zotero 6 é listado por seus desenvolvedores como a ‘maior atualização da história deste programa’. O que o torna tão substancial? Uma série de novos recursos, além de uma maneira totalmente nova de trabalhar com arquivos PDF e notas.
Para melhorar a vida útil entre dispositivos, esses novos recursos de leitor de PDF podem ser sincronizados com o também novo aplicativo Zotero para iOS. Isso permite que você faça/tome notas em movimento (inclusive com o Apple Pencil) e, em seguida, puxe-as quando voltar a trabalhar em seu laptop ou PC.
Esta nova versão inclui um novo lote de funções, que tornam esta ferramenta gratuita e de código aberto ainda melhor que as versões anteriores para executar as tarefas para as quais foi desenvolvida.
Entre eles podemos destacar:
- Teremos a capacidade de abrir arquivos PDF em um novo leitor embutido na janela principal do Zotero, em uma nova interface com abas.
- Zotero pode importar os seguintes formatos bibliográficos.
- minha biblioteca zotero
- Isso nos permitirá marcar arquivos PDF com destaques, notas e anotações de imagem.
- Também encontraremos um novo editor de notas, que suporta anotações com citações automáticas.
- Poderemos inserir notas em documentos do Word, LibreOffice e Google Docs.
- Encontraremos a possibilidade de exportar notas para editores Markdown externos.
- Teremos suporte para o corretor ortográfico. Agora podemos adicionar mais de 40 dicionários para verificar a ortografia nas notas do Zotero.
- Zotero 6 funcionando
- Importação aprimorada de Mendeley e Citavi.
- Isso nos dará a possibilidade de limpar os metadados dos elementos enquanto vemos nossos arquivos PDF.
- Teremos a opção de adicionar anotações, citações e imagens às notas com modelos personalizáveis.
O anúncio oficial de lançamento explica que:
“Juntamente com as poderosas habilidades de economia e plugins de processador de texto do Zotero, o Zotero agora pode ajudá-lo com todo o caminho de um item interessante online para uma citação citada em seu documento final.”
Para saber mais sobre essa versão do Zotero, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Zotero
Para instalar a versão mais recente do Zotero nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o assistente de pesquisa Zotero no Linux
Como instalar o assistente de pesquisa Zotero no Linux via Flatpak