CEO da Zoom, Eric S. Yuan, anunciou que a Zoom fornecerá criptografia de ponta a ponta a todos os usuários do seu aplicativo de videoconferência.
Recentemente, postei um artigo que informava que a Zoom estava trabalhando na criptografia de ponta a ponta para proteger a privacidade em seu serviço de bate-papo por vídeo cada vez mais popular, mas que infelizmente, a empresa o tornaria um recurso premium não disponível para contas gratuitas. Bom. Isso mudou!
Agora, o CEO da Zoom, Eric S. Yuan, anunciou que a criptografia de ponta a ponta (E2EE) será fornecida a todos os usuários (pagos e gratuitos) após a verificação de suas contas, fornecendo informações adicionais de identificação, como um número de telefone.
Zoom fornecerá criptografia de ponta a ponta a todos os usuários
Sim. A Zoom fornecerá criptografia de ponta a ponta a todos os usuários. Esta atualização nos planos da Zoom ocorre depois que a empresa anunciou em 27 de maio que o E2EE estará disponível apenas para clientes pagantes, com usuários gratuitos/básicos para obter acesso apenas à criptografia GCM de 256 bits.
Yuan disse que:
“Também temos o prazer de compartilhar que identificamos um caminho a seguir que equilibra o direito legítimo de todos os usuários à privacidade e à segurança dos usuários em nossa plataforma.”
“Isso nos permitirá oferecer o E2EE como um recurso complementar avançado para todos os nossos usuários em todo o mundo – gratuitos e pagos -, mantendo a capacidade de prevenir e combater abusos em nossa plataforma.”
Para fornecer a todos os usuários de Zoom acesso ao E2EE, Yuan diz que eles primeiro verificarão suas contas por vários meios, como verificar seus números de telefone por meio de mensagens de texto.
De acordo com Yuan:
“Muitas empresas líderes executam etapas semelhantes na criação de contas para reduzir a criação em massa de contas abusivas. Estamos confiantes de que, ao implementar a autenticação baseada em risco, em combinação com nosso mix atual de ferramentas – incluindo a função Relatar um usuário -, podemos continuar a prevenir e combater abusos.”
Um rascunho inicial do projeto criptográfico da oferta planejada de E2EE da Zoom foi publicado no GitHub em 22 de maio e uma segunda versão atualizada foi confirmada depois (uma lista de todas as alterações está disponível nesse endereço).
End-to-end encryption update from Zoom – we have found a path forward to provide this feature to all users (free and paid) around the globe >> https://t.co/rjwCLYKDuJ⁰ <<
— Zoom (@Zoom) June 17, 2020
Lançamento a partir de julho de 2020
De acordo com o anúncio de Yuan, uma versão beta inicial do recurso E2EE da Zoom começará a ser lançada a partir de julho de 2020.
Os administradores de conta poderão ativar ou desativar o 2EE nos níveis de grupo e de conta, pois serão lançados como um recurso opcional.
O E2EE será fácil de habilitar ou desabilitar por reunião, para contornar a funcionalidade limitada da reunião, como “a capacidade de incluir linhas telefônicas PSTN tradicionais ou sistemas de sala de conferência de hardware SIP/H.323”.
Os usuários de zoom podem continuar usando a criptografia de transporte AES 256 GCM atual como a criptografia padrão, que, segundo Yuan, é “um dos mais fortes padrões de criptografia atualmente em uso”.
Na semana passada, Zoom admitiu que desativou as contas de ativistas chineses pró-democracia norte-americanos (Lee Cheuk-yan, Wang Dan e Zhou Fengsuo) a pedido do governo chinês, após uma reunião do Zoom no aniversário do Massacre da Praça da Paz Celestial.
“No futuro, o Zoom não permitirá que pedidos do governo chinês afetem ninguém fora da China continental”, afirmou a Zoom.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE