E foi lançado o Zoom 5.0 com melhorias de segurança e privacidade. Confira as novidades e veja como instalar o programa no Linux.
Por conta do atual cenário de isolamento social, o Zoom tornou-se uma ferramenta de comunicação de vídeo muito popular para conversas, reuniões on-line, compartilhamento de tela, videoconferência e etc.
Ele ganhou toda essa popularidade também por ter sido projetado e otimizado para funcionar de forma confiável com até 500 participantes em vídeo e 10.000 espectadores.
Mas infelizmente, o Zoom também ganhou muita atenção por causa de vários incidentes de segurança. Isso é algo que poderá mudar com o lançamento de uma nova versão, o Zoom 5.0.
Sim. A Zoom anunciou o lançamento de uma nova versão de seu aplicativo que, de acordo com seus desenvolvedores, implementa melhorias de segurança e privacidade.
Zoom 5.0 é considerada importante, pois a empresa está apenas no primeiro mês de seu plano de três meses anunciado no dia primeiro de abril para identificar, processar e melhorar os recursos de segurança e confidencialidade da sua plataforma de videoconferência.
Em um artigo da empresa, ele disse que submeteu sua rede, experiência do usuário e todos os recursos de seus clientes de videoconferência a uma revisão rigorosa, mencionando que “no próximo lançamento, os usuários se beneficiarão da adição da criptografia GCM AES. 256 bits, bem como a capacidade de escolher opções de roteamento de chamadas”.
Novidades do Zoom 5.0
A mudança para a criptografia GCM AES de 256 bits é um dos principais aprimoramentos da rede Zoom.
Essa alteração ajuda a garantir a confidencialidade e a integridade dos dados da reunião do Zoom, dos seminários na Web em vídeo e dos dados do telefone.
Além disso, como anunciado no início deste mês, o Zoom 5.0 apresentará um botão “Segurança” que reúne todos os recursos relacionados.
Outro aprimoramento de rede na nova versão do Zoom 5.0 é a capacidade de pagar contas para escolher a região para a qual você deseja que os dados sejam roteados.
Dependendo da empresa, o administrador da conta pode escolher as regiões do datacenter que suas próprias reuniões e seminários on-line usam para tráfego em tempo real na conta, grupo ou usuário.
Esse recurso visa aliviar o receio de que os chats e as chaves de criptografia do Zoom sejam enviados aos servidores chineses que o Zoom suportou no início deste mês.
Aprimoramentos na experiência do usuário, controles e ícone de segurança, tornando as funções de segurança do Zoom, que anteriormente eram acessíveis em todos os menus de reunião, agora agrupadas e podem ser acessadas clicando no ícone de segurança em a barra de menus da reunião na interface do host.
Também é destacado que os controles do host agora são mais robustos e que, a partir desta versão, os hosts poderão “informar um usuário” do Zoom através do ícone Segurança.
Eles também podem desativar a capacidade de os participantes mudarem de nome.
Para clientes educacionais, o compartilhamento de tela agora está limitado por padrão ao host.
A sala de espera é um recurso existente que permite que um host mantenha os participantes em salas de espera virtuais individuais antes de serem admitidos em uma reunião; agora está ativado por padrão para contas educacionais, básicas e de licença.
Todos os hosts agora também podem ativar a sala de espera enquanto a reunião já está em andamento.
O Zoom 5.0 também incorpora a complexidade das senhas das reuniões e a ativação padrão, de modo que as senhas das reuniões agora são ativadas por padrão para a maioria dos clientes, incluindo todos os clientes principais, clientes individuais licenciados Pro e clientes educacionais. primário através do secundário.
Os administradores de conta agora podem definir a complexidade das senhas (como comprimento, caracteres alfanuméricos e caracteres especiais necessários).
Além disso, os administradores do Zoom Phone agora podem ajustar o tamanho do código PIN necessário para acessar o correio de voz.
Agora, as senhas são definidas por padrão para todos que acessam gravações em nuvem, exceto o host da reunião.
Para contas gerenciadas, os administradores de conta agora podem definir a complexidade da senha.
Para saber mais sobre essa versão do Zoom, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Zoom 5.0
Para instalar a versão mais recente do Zoom nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Zoom no Ubuntu, Debian, Mint e derivados
Zoom no Linux? Veja como instalar esse app de Videoconferência
Como instalar a ferramenta de comunicação Zoom no Linux
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap