E foi lançado o Zettlr 1.7 com modos de entrada Vim e Emacs, suporte a guias e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Zettlr é um editor gratuito e de código aberto de Markdown para gerenciamento e publicação de conhecimento pessoal.
Com o Zettlr, escrever textos profissionais é fácil e motivador: se você é um estudante universitário, um pesquisador, um jornalista ou um autor – o Zettlr tem as ferramentas certas para você.
Devido à sua flexibilidade de design, o Zettlr suporta o modo escuro imediatamente, bem como muitos temas diferentes, adequados às suas necessidades. Mudar é tão fácil quanto pressionar um botão.
Não está satisfeito com os temas fornecidos? Não há problema: o Zettlr permite a personalização completa de cada elemento; você pode até criar temas completamente novos usando CSS personalizado!
Agora, o Zettlr, teve um novo lançamento recentemente, o Zettlr1.7.0.
Novidades do Zettlr 1.7
Zettlr1.7.0, seguido pelo 1.7.1 para corrigir alguns problemas, adiciona modos de entrada do Vim e Emacs, suporte a guias e aplicativos mais rápidos tempo de inicialização graças ao cache, juntamente com muitas outras melhorias.
Essa atualização vem com um núcleo de sistema de arquivos reescrito, que oferece suporte para a abertura de documentos em guias, gerenciamento de arquivos mais fácil, menos uso de RAM e tempo de inicialização do aplicativo mais rápido graças ao armazenamento em cache (até 95% depois que o cache foi preenchido).
O título das guias exibe o título do primeiro nome do arquivo e, ao passar o mouse, você pode obter informações adicionais, como o número de palavras, caracteres e tags usadas por esse arquivo.
Esta versão também traz várias melhorias na interface do usuário, como novos ícones em quase todos os lugares, menus de contexto fixos em alguns lugares, todos os temas foram atualizados e também há um novo tema, chamado Bordeaux.
Além disso, as caixas de diálogo agora respeitam a configuração do modo escuro.
Outra mudança importante no Zettlr 1.7 é a adição dos modos de entrada Vim e Emacs. Você pode alternar dos modos de entrada normal para Vim ou Emacs nas preferências do aplicativo, na guia Editor.
Existem muitas outras alterações no Zettlr 1.7, incluindo:
- Os instaladores do Windows finalmente assinaram o código, portanto, não há mais avisos do sistema operacional;
- Novos idiomas de destaque de sintaxe;
- Uma enorme quantidade de melhorias no próprio editor (exibição e comportamento);
- Um novo tutorial interativo para novos usuários;
- Suporte RTL;
- Adicionados modos de realce de sintaxe para Elm, F #, Haskell, VB.net, HTML, XML, Markdown, Julia, Turtle, SPARQL, Verilog, SystemVerilog, VHDL, Tcl, CommonLisp, Scheme e PowerShell;
- Agora, copiar imagens do navegador Explorer/Finder/arquivo oferece inseri-las no documento, copiando-as para o diretório de ativos;
- O preenchimento automático da barra de pesquisa global agora também funcionará para scripts não ocidentais, como japonês, coreano, chinês ou qualquer outro;
- No Linux, as decorações de janela padrão foram restauradas – ou seja, o botão do menu de hambúrguer desapareceu e o menu será exibido onde quer que o gerenciador de janelas decida;
Para saber mais sobre essa versão do Zettlr, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Zettlr 1.7
Para instalar a versão mais recente do Zettlr nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor markdown Zettlr no Linux via AppImage
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux
- Como instalar o Letterpress no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LazPaint no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux via Flatpak