Conheça o ZenScreen Duo OLED MQ149CD, o monitor de tela dupla da Asus. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
No início deste ano, a Asus lançou um monitor portátil com tela OLED dobrável de 17,3 polegadas que pode ser fechado ao meio e transportado como um notebook.
Agora a empresa está lançando um novo monitor portátil de tela dupla que oferece funcionalidade semelhante, mas com uma dobradiça no meio.
ZenScreen Duo OLED MQ149CD, o monitor de tela dupla da Asus
O Asus ZenScreen Duo OLED MQ149CD combina dois monitores OLED de 14 polegadas e 1920 x 1200 pixels que podem ser usados como um único espaço de trabalho que mede 21 polegadas na diagonal.
Graças a uma dobradiça de 360 graus e um suporte integrado, você também pode usá-lo de várias maneiras diferentes.
Por exemplo, você pode posicionar as telas de forma que fiquem empilhadas verticalmente ou horizontalmente.
Ou você pode virar as telas para que fiquem uma atrás da outra, permitindo visualizar apenas uma tela por vez ou espelhar sua tela para que uma pessoa sentada à sua frente possa ver o que está em sua tela (ou conteúdo diferente, se eles querem assistir a um filme enquanto você trabalha, por exemplo).
A Asus diz que o MQ149CD pesa 700 gramas e tem uma estrutura de metal, permitindo dobrá-lo ao meio e colocá-lo na bolsa ao lado de um laptop.
Possui duas portas USB-C e uma porta HDMI para entrada. Não há informações sobre quanto custará o ZenScreen Duo OLED MQ149CD ou quando estará disponível.
Em comparação, o Asus ZenScreen Fold MQ17H é um dispositivo de tela única que possui uma tela OLED de 17,3 polegadas e 2560 x 1920 pixels que pode ser dobrada no centro, dividindo efetivamente o espaço da tela no equivalente a dois monitores de 1920 x 1280 pixels.
A vantagem de uma tela dobrável é que não há costura no meio (embora você possa ver um pequeno vinco) e o conteúdo em tela inteira provavelmente terá uma aparência melhor.
Mas usar dois monitores separados também tem vantagens: suspeito que o modelo de tela dupla custará menos e muitas vezes é mais fácil usar recursos multitarefa do sistema operacional de desktop moderno quando você tem vários monitores físicos em vez de uma única tela que você tenta dividir em zonas diferentes.