Para ter um notebook gamer personalizado e poderoso, um YouTuber criou um laptop gamer com componentes de desktop.
Os laptops modernos têm mais poder de processamento do que nunca, com muitos também oferecendo recursos como bateria de longa duração, designs finos e leves e… IA, eu acho.
E, na maioria das vezes, os laptops são versáteis e poderosos o suficiente para servir como substitutos de desktop para a maioria dos usuários.
Mas há algumas áreas em que o hardware de desktop continua a brilhar: incluindo jogos, edição de vídeo e outros aplicativos que dependem muito de uma GPU.
Então, o YouTuber Socket Science decidiu construir um laptop gamer personalizado que usa uma placa-mãe de desktop, CPU, GPU e outro hardware.
YouTuber criou um laptop gamer com componentes de desktop
Sim. Um YouTuber criou um laptop gamer com componentes de desktop. Demorou 14 meses, mas eventualmente ele acabou criando um laptop com um processador de desktop AMD Ryzen 5 5600X de 65 watts, uma GPU de classe desktop AMD Radeon RX 6600 e uma placa-mãe ITX que foi cortada para caber dentro de um gabinete personalizado impresso em 3D.
Claro, há uma razão pela qual os laptops normalmente não usam esse tipo de hardware: ele consome muita energia e gera muito calor.
Então, uma parte importante do processo de construção envolveu o uso de uma série de tubos de calor para afastar o calor da CPU e GPU e um conjunto de dissipadores de calor passivos e ventiladores para resfriamento ativo.
Outros hardwares incluem memória DDR4-3200 de baixo perfil, um monitor portátil, um teclado compacto e touchpad e uma pequena fonte de alimentação.
O produto final parece surpreendentemente bom… se não tão prático.
Embora parte da inspiração para o projeto tenha sido que os componentes de desktop tendem a oferecer melhor desempenho do que seus equivalentes móveis, essa vantagem meio que desaparece quando você usa um processador de 4 anos e uma placa de vídeo de 3 anos.
O Socket Science também não se preocupou em incluir uma bateria, optando por deixar espaço adicional dentro do gabinete.
Isso faz sentido, já que os laptops para jogos geralmente tendem a ter uma duração de bateria ruim enquanto você os usa para jogar, e isso com componentes móveis.
Um laptop com componentes de classe desktop que consomem muita energia provavelmente teria uma duração de bateria medida em minutos em vez de horas, mesmo com uma bateria razoavelmente grande.
Então, este é basicamente um desktop gamer em um formato de laptop. É mais fácil de usar no seu colo do que um desktop, e deve ser mais fácil de transportar. Mas você precisará conectá-lo a uma fonte de energia para realmente usá-lo.