YouTube pode tornar vídeos em 4K um recurso Premium

Segundo alguns relatos recentes, o YouTube pode tornar vídeos em 4K um recurso Premium, dificultando ainda mais o acesso a essa resolução.

Já faz uma dúzia de anos desde que o YouTube começou a oferecer suporte a vídeos em 4K e, embora a visualização nessa resolução seja presumivelmente muito baixa em relação a 1080p, aqueles que têm uma ótima internet e centralizam sua maratona em torno de suas TVs 4K ou os poucos telefones 4K por aí geralmente desejam obter todos os pixels que puderem.

Mas esse desejo pode ser enredado com custos extras se um desenvolvimento recente der certo.

Uma série de relatórios, mais proeminentes no Reddit, surgiram no mês passado, descrevendo o nível de 2160p no seletor de resolução do YouTube foi marcado como Premium.

YouTube pode tornar vídeos em 4K um recurso Premium

YouTube pode tornar vídeos em 4K um recurso Premium
YouTube pode tornar vídeos em 4K um recurso Premium

Os usuários são solicitados a “tocar para atualizar”. Claro, isso levou as pessoas a temerem que a visualização em 4K possa em breve ser limitada aos assinantes do YouTube Premium.

O programa, que custa atualmente US$ 12 por mês, oferece visualização sem anúncios com a opção de reprodução em segundo plano (ouvir o áudio enquanto usa outros aplicativos), downloads no aplicativo e acesso ao YouTube Music Premium.

Como o 9to5Google aponta com razão, o Google vem cortando custos e maximizando as receitas de várias maneiras recentemente.

O fato de seu empreendimento de jogos em nuvem, Stadia, ter um nível de assinatura Pro que cobrava por streaming de resolução 4K dá à empresa algum precedente para se manter (não que isso signifique muito, considerando que deve ser encerrado no início do próximo ano).

Assim, dobrar a visualização em 4K no YouTube Premium ainda seria um movimento regressivo – provavelmente não apreciado pelos assinantes Premium em grande parte, o que é uma boa notícia para o YouTube ao limitar o uso da largura de banda.

Dito isso, se a plataforma for adiante, queremos ver o que acontece com o streaming de 1440p e se as economias de aproximadamente 56% em dados realmente importam.

Quando solicitado a comentar, um porta-voz do YouTube disse ao site Android Police que não tinha nada para compartilhar no momento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.