E foi lançado o XWayland 24.0.99.901 com melhorias em GLAMOUR, e muito mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.
Xwayland é um servidor X para executar clientes X no Wayland. Ele é executado abaixo do Wayland e fornece compatibilidade com as versões anteriores para aplicativos herdados do X11.
O XWayland facilita a execução de aplicativos X11 em ambientes baseados no Wayland, utilizando o servidor X.Org e a principal diferença é que o Wayland gerencia a apresentação das janelas em vez do KMS.
O XWayland foi desenvolvido como parte do código base principal do X.Org e foi lançado anteriormente junto com o servidor X.Org.
No entanto, devido ao estabelecimento do servidor X.Org e ao certificado com o lançamento da versão 1.21 no contexto do desenvolvimento ativo do XWayland, ele decidiu separar o XWayland e publicar as mudanças acumuladas como um pacote separado.
Agora, o XWayland 24.0.99.901 foi lançad.
Novidades do XWayland 24.0.99.901
Pouco depois de conhecer o lançamento da nova versão do XWayland 24.0.99.901, o qual também está catalogado como a primeira versão candidata à próxima versão independente do Xwayland 24.1.0 (ou Xwayland 24.1.0 rc1 para abreviar).
No XWayland 24.0.99.901 algumas mudanças notáveis que se destacam são o suporte para sincronização explícita de GPU, as otimizações e melhorias de GLAMOUR e o sucesso do suporte de EGLStream.
Nesta nova versão, que é apresentada pelo XWayland 24.0.99.901 e que encaminha as mudanças e melhorias para o Xwayland 24.1.0, destaca-se o suporte para Explicit Sync.
Com esta nova adição, agora você pode informar ao administrador composto de Wayland sobre a preparação para mostrar quadros na tela, o que reduz retrocessos e artefatos na visualização de gráficos.
Outras mudanças que se destacam no XWayland 24.0.99.901, são as melhores em GLAMOUR 2D, podem ter melhorado o suporte e o desempenho da arquitetura de aceleração 2D GLAMOUR, que utiliza OpenGL para acelerar operações 2D, além de que se agregou suporte para sombreadores OpenGL ES 3, melhorou a aceleração de texturas parcial para OpenGL ES e a opção de linha de comando glamour
, além de ativar a aceleração UYVY.
Por outro lado, o código relacionado à arquitetura de aceleração EXA 2D foi excluído e o código relacionado aos servidores DDX como Xquartz, Xnest, Xwin, Xorg, Xephyr/kdrive foi excluído.
Além disso, no XWayland 24.0.99.901 agora todas as janelas do XWayland são exibidas dentro de uma janela separada no ambiente Wayland no modo “rootful”, que permite usar o gerenciador de janelas X11 para gerenciar as janelas dos aplicativos X11 em execução .
Também se destaca que agora é possível usar até 13 botões no mouse com Xvfb, implementou a configuração da área de entrada no lado do ambiente do Wayland usando informações do X11 e melhorou o suporte para a plataforma FreeBSD, usando o driver framebuffer scfb e adicionando o gerenciamento da opção -novtswitch
.
Além das melhorias mencionadas e das otimizações gerais de desempenho em diferentes áreas do código, as outras mudanças que se destacam no XWayland 24.0.99.901 são as seguintes:
- O suporte para EGLStream, usado anteriormente para compatibilidade com drivers proprietários da NVIDIA mais antigos, foi marcado como obsoleto.
- Problemas de compilação no OpenBSD e FreeBSD foram corrigidos.
- A capacidade explícita de sincronização de GPU oferece melhorias notáveis no desempenho e na coordenação para operações com uso intensivo de gráficos.
- O relógio e a taxa de atualização são recalculados
- Correção de compilação se nem gbm nem eglstream estiverem disponíveis
- Funções de alocação movidas para um arquivo de origem separado e também funções de string para um arquivo de origem separado
- Removemos macros obsoletas pict_f_transform e pict_f_vector, definições privadas picturestr.h
e definições privadas glyphstr.h - Corrigir variável não utilizada no sistema operacional de compilação não IPv6 e variável não utilizada no sistema operacional de compilação WIN32
- Nome xnestCursorScreenKeyRec corrigido
- Adicionado manipulador de acesso à
propriedade XACE xwayland: restringir permitindo confirmação ao gerenciador de janelas
Para saber mais sobre essa versão do xwayland, acesse a nota de lançamento.