E foi lançado o XWayland 22.1 com suporte de locação DRM e outras melhorias. Confira as novidades desse importante lançamento.
O Wayland é um protocolo de computador que especifica a comunicação entre o servidor gráfico (chamado compositor Wayland) e os seus clientes e que foi inicialmente projetado por Kristian Høgsberg, líder do projeto AIGLX, como um substituto ao X Window System.
Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.
Essas versões autônomas do XWayland continuam derivadas da árvore de origem do X.Org Server.
Agora, o XWayland 22.1 foi lançado como o mais novo lançamento de recurso autônomo para este código XWayland emitido separadamente do X.Org Server.
Novidades do XWayland 22.1
O XWayland continua em uma forma muito robusta para permitir que clientes X11, sejam jogos ou aplicativos, sejam executados em cima de compositores Wayland capazes.
E o XWayland 22.1 apresenta o suporte de locação DRM para melhor lidar com fones de ouvido/HMDs VR.
Além disso, agora há suporte para configurações GLX de buffer de quadro sRGB, refatoração do código PRESENT, melhoria no manuseio de gestos do touchpad, suporte para XFixes ClientDisconnectMode com término automático quando emparelhado com o mais recente código Mutter 42 do GNOME para término automático do XWayland no cliente desconectar e muito mais.
No geral, é um lançamento de recurso muito bom com o XWayland 22.1, se depender dele para executar o software X11 em um desktop Wayland.
De acordo com o plano de lançamento anterior, o XWayland 22.1 está sendo lançado na hora certa.
O XWayland 22.1 pode ser baixado no GitLab do FreeDesktop.org.