E o XWayland 21.1 autônomo lançado para melhor experiência de clientes X11 sob o Wayland. Confira as novidades desse importante lançamento.
Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.
Agora, o XWayland 21.1 foi lançado como o primeiro lançamento standalone (autônomo).
XWayland 21.1 autônomo lançado para melhor experiência de clientes X11 sob o Wayland
O XWayland 21.1 veio depois de separar o resto da base de código do X.Org Server que há muito vem desenvolvendo novos recursos para o elusivo lançamento do X.Org Server 1.21.
Michel Dänzer da Red Hat gerenciou esta versão inaugural autônoma do XWayland com o Fedora 34 planejando fazer uso deste pacote autônomo para fornecer o suporte XWayland mais recente sem ter a bagagem de ter que enviar um instantâneo do X.Org Server Git ou comprometer recursos para a v1. 21 lançamento.
Os desenvolvedores do Ubuntu também expressaram interesse em possivelmente usar este pacote XWayland autônomo.
Supondo que o X.Org Server 1.21 não apareça magicamente este ano com nenhuma organização se preparando para gerenciar o lançamento, provavelmente veremos mais distribuições Linux adotando esta versão independente, especialmente com mais distribuições Linux para desktop finalmente fazendo a transição para Wayland agora que mais desktops os compositores estão oferecendo uma experiência de primeira linha.
Comparado com o código no X.Org Server 1.20.10, a versão autônoma do XWayland 21.1 oferece suporte para X-Video NV12 via GLAMOR, suporte para GLAMOR no XWayland para acelerar mais formatos de extensão RENDER, o código do provedor XWayland GLX usa a implementação EGL, Viewport suporte de protocolo para upscaling de aplicativos de tela inteira rodando em uma resolução mais baixa, o XWayland agora alterna entre vários buffers para todas as superfícies do Wayland e melhor suporte para entrada de mouse relativa e teclado.
Essas são as principais alterações do usuário final para desfrutar do XWayland 21.1. Mais detalhes sobre o XWayland 21.1 e downloads de código-fonte por meio do anúncio de lançamento.