E foi lançado o XWayland 21.1.3 com suporte a API GBM do driver NVIDIA 495. Confira as novidades desse importante lançamento.
Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.
Agora, o XWayland 21.1.3 foi lançado com correções e suporte a API GBM do driver 495 da NVIDIA.
Novidades do XWayland 21.1.3
Embora seja apenas um lançamento pontual, o XWayland 21.1.3 lançado é empolgante porque adiciona suporte para o uso do novo driver proprietário da NVIDIA que oferece suporte à API GBM para aprimorar seu suporte ao Wayland.
Sim. O principal recurso do XWayland 21.1.3 é o suporte ao back-end NVIDIA GBM.
O código agora oferece suporte à configuração da biblioteca GLVND com base no nome do back-end. Também existe uma correção da NVIDIA para usar EGL_LINUX_DMA_BUF_EXT para criar o objeto de buffer GBM EGLImages.
Além do suporte NVIDIA GBM, o resto do XWayland 21.1.3 é a correção básica de bugs.
No início de outubro, a NVIDIA lançou o driver 495 Linux beta que introduziu o aguardado suporte da API Generic Buffer Manager para melhorar o suporte e a compatibilidade do Wayland com os compositores que não suportam EGLStreams como a abordagem preferida há muito tempo da NVIDIA.
No final de outubro eles lançaram o driver NVIDIA 495.44 Linux agora como estável e com suporte para GBM. Portanto, este driver mais recente emparelhado com o lançamento do XWayland 21.1.3 de hoje é uma boa notícia para os gamers de Linux.
O breve anúncio de lançamento do XWayland 21.1.2 pode ser lido na lista de discussão do X.Org. Essas versões autônomas do XWayland continuam derivadas da árvore de origem do X.Org Server.