E foi lançado o XWayland 21.1.2 com suporte a aceleração de hardware NVIDIA. Confira as novidades desse importante lançamento.
Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.
Agora, o XWayland 21.1.2 foi lançado hoje e embora possa parecer “apenas um lançamento pontual”, é bastante empolgante, pois traz aceleração de hardware NVIDIA para o XWayland quando emparelhado com seu novo driver da série NVIDIA 470.
Novidades do XWayland 21.1.2
Em vez de esperar pelo XWayland 21.2, a Red Hat decidiu escolhê-lo para o lançamento pontual 21.1.2. As mudanças EGLStreams pousaram para permitir a renderização direta acelerada por hardware com o driver NVIDIA, ou seja, seu driver proprietário com a série 470 ou posterior.
Essas alterações de EGLStreams não devem correr o risco de regredir os usuários do XWayland nos drivers de código aberto com o backend GBM.
Além de obter o suporte para XWayland acelerado da NVIDIA, há várias correções de bugs encontradas na v21.1.2.
Este suporte NVIDIA XWayland já foi portado para o Fedora para a versão beta do NVIDIA 470, mas agora é bom vê-lo aparecer rapidamente em uma versão lançada, então deve ser escolhido em breve por outras distribuições Linux para permitir que jogos Linux e outros softwares funcionem bem no o driver NVIDIA com XWayland.
O breve anúncio de lançamento do XWayland 21.1.2 pode ser lido na lista de discussão do X.Org. Essas versões autônomas do XWayland continuam derivadas da árvore de origem do X.Org Server.