Se você quer levar o Linux para o meio escolar, conheça XubEcol uma distro Xubuntu voltada para uso em escolas. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
Distribuições do Linux existem muitas, cada uma destinada a um uso particular ou simplesmente para uso geral, como é o caso do mais conhecido dos quais os outros são derivados e cada um é criado para diferentes usos.
Embora para o campo educacional haja realmente poucas distribuições que tenham esse enfoque, levando em conta o grande número de distros que existem, as que são voltadas para fins educacionais realmente representam muito pouco.
É por isso que esse artigo irá falar sobre uma excelente distribuição do Linux que toma o Xubuntu como base e é de onde os desenvolvedores partem, para oferecer um sistema para as escolas.
A distro chama-se XubEcol. Ela é mais do que um sistema, mas uma solução que pode ser instalada nas escolas rurais, segundo os diretores, para estender a vida útil de computadores cujos sistemas proprietários originais se tornaram obsoletos.
Configuração com impressoras, projetor de vídeo é garantida, assim como treinamento e manutenção do usuário.
Sobre o XubEcol
Como todos sabem, as escolas não têm o mesmo equipamento que as grandes multinacionais, e é por isso que em muitas instituições os equipamentos que eles contam são classificados como obsoletos,
E o problema piorou desde que a Microsoft abandonou o Windows XP em abril de 2014. É financeira e tecnicamente inconcebível atualizar tudo para uma versão mais recente do Windows.
É nesse ponto que o XubEcol entra como uma opção concebida para essa área e para equipamentos datados.
Atualmente a distro XubEcol está em sua versão B1809 que é baseada no Xubuntu 18.04.1 LTS Bionic Beaver, com as atualizações de setembro de 2018. O link é esse.
A imagem ISO que é oferecida para download é gerada com a ferramenta Pinguim Builder.
Um acesso direto ao instalador pode ser encontrado no diretório XubEcol da pasta pessoal (sessão do aluno). Um script permite a construção desta adaptação do Xubuntu.
Além disso, os desenvolvedores desta distribuição Linux oferecem em seu site alguns scripts de personalização nos quais os usuários podem usá-los para personalizar a distribuição de acordo com as necessidades que eles têm com o sistema.
Por que o Xubuntu e por que personalizá-lo?
O Xubuntu é uma pequena distribuição Linux que não precisa de apresentação. Foi demonstrado que agora é possível ter um sistema com poucos recursos, confiável e seguro.
Ele é muito eficiente em termos de recursos e, portanto, permite reviver computadores antigos, e como muitas das distribuições do Linux, o Xubuntu é totalmente personalizável.
Características
Nessa distribuição, os seguintes aplicativos foram eliminados: Abiword, Gnumeric, Pidgim, Gmusicbrowser, Transmission, Xchat, Word, Thunderstorm
E em seu lugar foram adicionados os seguintes: Vlc, Pinta, Chromium, LibreOffice, Gcompris, Tuxpaint, Tuxtype, Audacity.
Como forma de garantir tanto quanto possível a navegação web dos alunos, eles decidiram configurar o navegador Firefox com as seguintes opções na sessão do aluno:
- Qwant Junior é o mecanismo de pesquisa padrão (o Google foi removido);
- O AdBlok Plus está configurado. Ele será substituído na próxima versão pelo uBlock Origin, que parece ser muito menos intensivo em recursos;
- Para as escolas da Academia de Montpellier, a procuração do reitor é estabelecida, mas não é ativada, porque é necessário ter os identificadores da escola.
Baixe e experimente o XubEcol
A imagem ISO do XubEcol já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO do XubEcol está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux