E finalmente o servidor XOrg incorporou a sincronização explícita de GPU para Xwayland. Confira os detalhes dessa novidade.
Outro grande passo para trazer a sincronização explícita da GPU foi dado recentemente com a fusão da solicitação de um ano da NVIDIA para adicionar suporte à sincronização explícita às extensões DRI3 e Present, e à implementação do Xwayland.
Na semana passada, o desenvolvedor do KDE, Xaver Hugl, nos contou por que a sincronização explícita é um grande problema e como ela finalmente resolverá os problemas irritantes que alguns usuários do Linux estão enfrentando ao usar uma placa gráfica NVIDIA com drivers gráficos proprietários no Wayland enquanto jogam ou realizam outras tarefas que envolvem o uso de sua GPU dedicada.
Embora o protocolo de sincronização explícito já tenha chegado aos protocolos Wayland, ele ainda precisa ser implementado em alguns outros componentes, como compositores Wayland e o driver proprietário NVIDIA, para que tudo finalmente funcione perfeitamente ao usar uma GPU NVIDIA no Linux.
Agora, após um ano de espera, a proposta da NVIDIA de adicionar sincronização explícita de GPU às extensões DRI3 e Present, junto com uma implementação para Xwayland, foi finalmente incorporada recentemente ao servidor XOrg.
XOrg incorporou a sincronização explícita de GPU para Xwayland
Se você está se perguntando por que isso é importante, o Xwayland ainda está sendo usado para compatibilidade com versões anteriores de aplicativos X11 em sessões do Wayland.
Erik Kurzinger disse que:
“Embora nós da NVIDIA possamos estar particularmente interessados em implementar isso, já que nosso driver não possui suporte à sincronização implícita, um consenso geral parece estar se formando em torno da ideia de que a sincronização explícita é o melhor caminho a seguir para a pilha gráfica do Linux. Ter o X11 e o Wayland usando um mecanismo semelhante para sincronização explícita simplificará o desenvolvimento de drivers do lado do cliente.”
Agora, tudo o que resta é que a NVIDIA lance uma nova versão de seu driver gráfico proprietário que finalmente suporte o protocolo de sincronização explícito.
Como você pode esperar, isso abriria a porta para que mais usuários, especialmente jogadores, migrassem para o Linux, já que falhas gráficas serão coisa do passado.
O ambiente de desktop GNOME 46 mais recente já vem com suporte de sincronização explícito, que também deve ser implementado no próximo lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 6.1, previsto para meados de junho de 2024.