Pouco depois do Facebook e da Ray-Ban, a Xiaomi revelou um conceito de óculos inteligentes com uma tela microLED que mostram notificações.
Quase uma década após a introdução do Google Glass, os óculos inteligentes ainda não foram amplamente adotados, mas isso não impediu que as empresas tentassem transformá-los em algo.
Este mês, o Facebook e o Ray-Ban lançaram um novo conjunto de óculos inteligentes com câmeras e alto-falantes integrados, mas sem telas.
Agora, a fabricante chinesa de telefones Xiaomi introduziu um conceito de óculos inteligentes que vai muito mais longe, com uma tela microLED integrado e poder de processamento suficiente para funcionar não apenas como um companheiro de smartphone, mas também como um dispositivo autônomo.
Xiaomi revelou um conceito de óculos inteligentes com uma tela microLED
A Xiaomi diz que você pode usar seus óculos inteligentes para coisas como, por exemplo, navegação passo a passo, tirar fotos ou traduzir texto, mesmo quando não estão emparelhados com um telefone.
E quando você os conecta a um smartphone, pode usar os óculos para ver notificações, atender chamadas, responder mensagens de texto e muito mais.
Os óculos, que pesam apenas 51 gramas, têm uma tela minúscula que a empresa diz que ocupa muito pouco espaço, permitindo que você esteja totalmente ciente de seu ambiente enquanto ainda vê pequenas imagens projetadas para notificações e outros conteúdos em seu campo de visão.
A fim de minimizar interrupções desnecessárias, Xiaomi diz que os óculos inteligentes só mostram as notificações push mais importantes.
Também há microfones duplos com tecnologia de formação de feixe e alto-falantes para chamadas telefônicas e uma câmera frontal de 5MP para tirar fotos ou traduzir texto. E a empresa diz que também pode fornecer tradução de áudio em tempo real usando alto-falante e microfones.
Xiaomi observa que há uma luz indicadora ao lado da câmera que serve para permitir que outras pessoas saibam quando você está gravando… embora isso nem sempre seja suficiente.
Outros recursos incluem um processador baseado em ARM quad-core não especificado, um módulo sem fio com suporte WiFi e Bluetooth (sugerindo que, apesar da alegação da Xiaomi de que a navegação não requer um telefone, você pode precisar de um para GPD ou dados de celular), uma bateria, e software baseado em Android.
Não há informações sobre se ou quando você poderá comprar os óculos inteligentes Xiaomi ou que tipo de bateria você pode esperar de um par de óculos inteligentes de 51 gramas.