Conheça o Xiaomi Note, um tablet E Ink com suporte para caneta. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
A Xiaomi fabrica leitores de eBook com telas E Ink há alguns anos, mas agora a empresa está lançando seu chapéu no crescente espaço de tablets ePaper com o lançamento do Xiaomi Note.
Xiaomi Note, um tablet E Ink com suporte para caneta
O Xiaomi Note é um tablet Android 11 de 10,3 polegadas com tela E Ink preto e branco, processador quad-core ARM Cortex-A55 de 1,8 GHz, 3 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e suporte para entrada de caneta sensível à pressão.
O Xiaomi Note é vendido por 2.699 CNY (cerca de US$ 385) e está em pré-venda agora na China, onde os clientes podem reservar um por um depósito de 100 CNY (cerca de US$ 14).
Tablets com visores E Ink e suporte para caneta digital já existem há algum tempo. A Sony vende modelos sob a marca Digital Paper há quase uma década. Mas eles ganharam força nos últimos anos com a chegada de dispositivos de nicho de empresas como reMarkable, Onyx BOOX e Bigme.
Mais recentemente vimos a Kobo e a Amazon entrarem no espaço, e esta semana a Lenovo até lançou um tablet E Ink para o mercado chinês.
Comparado com a concorrência, o Xiaomi Note parece, praticamente igual ao curso. É um tablet leve que pesa 440 gramas, ou cerca de um quilo.
Isso deve torná-lo relativamente fácil de segurar com uma mão ao revisar eBooks, documentos PDF ou outros arquivos em uma tela grande o suficiente para que você não precise redimensionar o conteúdo projetado para uma folha de papel de 8,5 “x 11”.
A caneta incluída suporta 4096 níveis de sensibilidade à pressão, permitindo que você faça anotações em documentos, faça anotações manuscritas ou desenhe imagens. Há também microfone duplo que você pode usar para entrada de voz ou para fazer chamadas de voz.
E a bateria de 3.000 mAh deve fornecer semanas de duração da bateria. O tablet possui uma porta USB Type-C e suporte para carregamento rápido de até 18 W (com um carregador de 9 V/2 A, embora você também possa usar um carregador de 5 V/3 A para carregamento rápido de 15 W.
Além disso, ele também suporta WiFi de banda dupla e Bluetooth 5.2 .
O Xiaomi Note inclui suporte nativo para EPUB, PDF e arquivos de texto. Mas também pode lidar com documentos Excel, Word e PowerPoint graças à inclusão do WPS Office.
E como o sistema operacional é baseado no Android 11, você poderá instalar aplicativos de terceiros, supondo que encontre aplicativos que funcionem bem com telas em escala de cinza com baixas taxas de atualização de tela.
Há um modo de tela dividida que permite visualizar dois aplicativos lado a lado, caso você queira fazer anotações em uma janela enquanto visualiza o conteúdo na outra.
A caneta da Xiaomi pode ser fixada magneticamente na lateral do tablet para mantê-la segura quando você não a estiver usando.
E o tablet também funciona com uma capa magnética, que pode colocar o dispositivo automaticamente para dormir quando a tela é coberta e ativá-lo quando você levanta a tampa da tela.
Embora eu ficaria surpreso se a Xiaomi trouxesse este tablet E Ink específico para a América do Norte em breve, é sempre interessante ver uma grande empresa de eletrônicos entrar no que antes era um nicho de mercado.