Xiaomi e Oppo também estão planejando seus próprios chips para smartphones

Um novo relatório da DigiTimes afirma que a Xiaomi e Oppo também estão planejando seus próprios chips para smartphones, compatíveis com 5G.

Recentemente, o site Android Police informou que o Google estava trabalhando em seu próprio chip de smartphone, mas parece que a empresa não é a única no mundo Android que quer se tornar independente.

Um novo relatório da DigiTimes (via Android Authority) afirma que Xiaomi e Oppo estão trabalhando em seus próprios chips compatíveis com 5G.

Xiaomi e Oppo também estão planejando seus próprios chips para smartphones

Xiaomi e Oppo também estão planejando seus próprios chips para smartphones
Xiaomi e Oppo também estão planejando seus próprios chips para smartphones (Foto/Reprodução: Android Authority)

A publicação escreve que os dois fabricantes pretendem lançar seus processadores entre o final de 2021 e o início de 2022, citando fontes da indústria em Taiwan.

Os chips são supostamente compatíveis com redes 5G sub-6Ghz, mas não muito mais foi revelado sobre os produtos potencialmente futuros.

Parece que a empresa independente de semicondutores Unisoc também deseja lançar um SoC próprio por volta dessa época, então podemos ter uma grande movimentação no mercado.

A Xiaomi lançou um novo chip antes de sua revelação Mi 11 Ultra, mas acabou se revelando nada mais do que um processador de imagem, o primeiro que criou desde 2017 – o que ainda é um feito de engenharia impressionante por si só.

No geral, os chips internos são uma tendência emergente iniciada pela Apple e Samsung com os chips A e os conjuntos Exynos, e parece que mais e mais fabricantes estão seguindo o exemplo.

Xiaomi, Oppo e outras empresas chinesas estão provavelmente particularmente interessadas no acesso independente aos chips, já que a terrível situação da Huawei provavelmente as fez questionar suas cadeias de suprimentos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.