Resultado das novas especificações da JEDEC SSTA, a memória XFM abre caminho para um armazenamento removível pequeno e rápido.
A JEDEC Solid State Technology Association introduziu uma nova especificação de armazenamento de dados que poderia trazer armazenamento removível super rápido para dispositivos compactos que normalmente tinham armazenamento soldado à placa-mãe até agora.
XFM abre caminho para um armazenamento removível pequeno e rápido
Os dispositivos de memória embutida e removível XFM fornecem um NVMe sobre a interface PCI Express em um formato menor e mais fino do que as placas M.2 normalmente usadas para isso hoje.
Isso pode permitir o armazenamento removível e atualizável para uma ampla variedade de dispositivos finos e leves.
Por exemplo, JEDEC diz que a nova solução poderia ser usada em consoles de jogos, realidade virtual ou headsets de realidade aumentada, ou dispositivos de gravação de vídeo, como drones ou câmeras de segurança compactas.
Eles também podem aparecer em notebooks finos e leves, que têm cada vez mais probabilidade de ter armazenamento soldado à placa de sistema à medida que ficam mais finos e leves.
XFM significa Crossover Flash memory, e a especificação completa está disponível para download gratuito no site da JEDEC.
Ele descreve um dispositivo de armazenamento XFM (XFMD) que mede apenas 18 mm x 14 mm x 1,4 mm, ou apenas um pouco maior do que um cartão microSD, e um pouco mais fino (15 mm x 11 mm x 2,1 mm).
Mas, ao contrário dos cartões microSD, um XFMD usa uma interface física PCIe Gen4 de 1 ou 2 vias e interface lógica NVMe, permitindo velocidades mais altas de transferência de dados e suporte para recursos de gerenciamento de energia.
E, ao contrário do armazenamento soldado, um XFMD usa um sistema de soquete, tornando possível substituir dispositivos de armazenamento quebrados ou atualizar para armazenamento de maior capacidade no futuro.