Após 15 meses de desenvolvimento, foi lançado o Xfce Terminal 1 com várias melhorias. Confira as novidades desta primeira versão estável.
Um emulador de terminal é um programa que permite usar um terminal em um ambiente gráfico.
Como a maioria das pessoas usa um sistema operacional com uma interface gráfica de usuário (GUI) para suas necessidades diárias de computador, a maioria dos usuários de Linux precisa de um emulador de terminal.
Felizmente, a comunidade de código aberto nos oferece uma ampla seleção deles, incluindo a crescente popularidade dos emuladores de terminal acelerados por GPU.
Mas agora veremos outro emulador de terminal, o Xfce Terminal.
O Xfce Terminal é um aplicativo emulador de terminal leve e fácil de usar que inclui muitos recursos avançados, como menu suspenso, guias, rolagem ilimitada, cores completas, fontes, fundos transparentes, etc.
O Xfce Terminal, como o GNOME Terminal, é construído na biblioteca de widgets do terminal Vte. No entanto, o Vte não é a biblioteca de emulação de terminal mais rápida do mercado, mas é uma das melhores em termos de suporte a Unicode e é desenvolvida ativamente.
Agora, após 15 meses, uma nova versão estável do Xfce Terminal 1.0 está disponível, repleta de melhorias para todos aproveitarem!
Novidades do Xfce Terminal 1
O aplicativo estava nas mãos capazes de Igor Zakharov de 2016 a 2020. Depois, ficou inativo por alguns meses em 2021 antes de Anestis Kefalidis assumir o desenvolvimento em setembro de 2021. Como resultado, este é o primeiro lançamento estável do Xfce Terminal, com ele como mantenedor.
A nova versão coloca uma forte ênfase nos recursos de rolagem do terminal. Como resultado, a preferência “Rolagem na saída” foi aprimorada e agora será temporariamente desativada se você rolar para cima. Além disso, as barras de rolagem de sobreposição agora são suportadas.
Os usuários para quem a aparência do terminal é essencial também não são esquecidos. Por exemplo, os fãs de imagens de fundo podem usar a nova opção “Preenchido” como uma nova opção de estilo.
Como o desenvolvedor aponta, a maior parte de seu tempo foi gasto reescrevendo o código que lida com aceleradores no Xfce Terminal 1.0 e criando vários menus.
Isso removeu a maior parte do código obsoleto no Xfce Terminal e corrigiu vários problemas menores ou inconsistências no código antigo enquanto reduzia a base de código.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Xfce Terminal 1.0 vem com a caixa de diálogo “Unsafe Paste” renovada e agora também oferece a opção de desativá-lo temporariamente.
Além disso, agora você pode enviar sinais diretamente para o processo em primeiro plano por meio da interface do usuário.
Para saber mais sobre essa versão do Xfce Terminal 1, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o yyy
Para instalar a versão mais recente do yyy nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
yyy