Xfce 4.20 Pre2 já está disponível

E a segunda versão de pré-lançamento do Xfce 4.20 acaba de ser revelada, pois o Xfce 4.20 Pre2 já está disponível. Confira as novidades.

O XFCE é um ambiente gráfico livre que é executado sobre o sistema de janelas X (ou outra opção) em sistemas Unix, seus derivados e Linux.

O Xfce tem como objetivo ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização.

Agora, a comunidade Xfce tem motivos para comemorar, pois a segunda versão de pré-lançamento do Xfce 4.20 acaba de ser revelada, o Xfce 4.20 Pre2.

Xfce 4.20 Pre2 já está disponível

Xfce 4.20 Pre2 já está disponível
Xfce 4.20 Pre2 já está disponível

A comunidade de código aberto, especialmente os fãs de ambientes de desktop leves, tem algo empolgante para esperar: o pré-lançamento 2 do Xfce 4.20 finalmente chegou.

Por que todos estão tão animados com a versão final?

A resposta é simples: já faz quase dois anos desde o último lançamento 4.18, o que, em termos de software, é praticamente uma eternidade. A boa notícia é que só temos que esperar mais duas semanas — a versão estável final está programada para chegar em 15 de dezembro.

Embora os desenvolvedores não estejam dando detalhes sobre o que há de novo neste estágio, dizendo: “Um resumo detalhado de todos os novos recursos do Xfce 4.20 está planejado para a versão final”, uma coisa é certa: o Wayland está chegando!

Isso mesmo — espere que o Xfce 4.20 traga suporte aprimorado ao Wayland. E só posso dizer que já era hora.

Olhando para 2024, certamente é outro ano em que o “Linux no desktop” não aconteceu.

No entanto, ele pode ganhar o título de “o ano do Wayland”, com quase todas as principais distros Linux e principais ambientes de desktop se unindo em torno do novo protocolo de exibição como o futuro da experiência de desktop Linux.

Referindo-se ao roteiro de desenvolvimento, é ótimo ver que quase todos os componentes do ambiente de desktop agora têm suporte sólido para o Wayland.

Além disso, a atualização inclui inúmeras correções de bugs, atualizações de tradução e melhorias para melhorar o desempenho e a usabilidade.

Mas não se preocupe — o Xfce 4.20 manterá o bom e velho suporte ao X11.

Embora o impulso em direção ao Wayland seja um movimento significativo para preparar o desktop para o futuro, os desenvolvedores entendem que muitos usuários ainda dependem do X11 para estabilidade e compatibilidade.

Então, se você está ansioso para experimentar o Wayland ou prefere continuar com o que conhece, o Xfce 4.20 cobriu você, garantindo que todos possam desfrutar de uma experiência perfeita.

Além desses avanços técnicos, há um pouco de deleite visual reservado. O concurso de papéis de parede do Xfce 4.20 foi concluído recentemente, mostrando o espírito criativo da comunidade.

Este ano, 18 colaboradores talentosos fizeram impressionantes 54 inscrições, tornando o processo de seleção particularmente competitivo.

Curiosamente, o Xfce 4.20 será lançado com quatro novos papéis de parede em vez de três devido ao empate em terceiro lugar. O vencedor que vai agraciar seu ambiente de desktop na instalação padrão é:

Por fim, tenho certeza de que você está ansioso para experimentar o novo ambiente de desktop. Infelizmente, ele só está disponível como código-fonte e nenhum pacote pré-compilado está disponível.

Em outras palavras, se você quiser experimentá-lo, você deve baixar os tarballs e compilá-los você mesmo. E sim, não é um passatempo particularmente emocionante para a maioria dos usuários.

Mas, como foi mencionado no início, só um pouco mais de paciência — faltam apenas duas semanas. Coincidência ou não, 15 de dezembro parece ser uma data de sorte para o Xfce; em 2022, exatamente no mesmo dia, o Xfce 4.18 foi lançado. E isso se não for o momento perfeito.

Confira o anúncio oficial para mais detalhes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.